Tema do encontro foi “Comunicação e a dimensão simbólica da fé”: momento de fortalecimento da fé e de integração

Uma manhã marcada pela espiritualidade e pelo aprendizado. Assim foi o Retiro Arquidiocesano da Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese de Londrina, que reuniu mais de 110 agentes, de dez decanatos, na Paróquia São José Operário, no domingo (9). O encontro, que acontece anualmente, iniciou com a Missa, celebrada pelo assessor da pastoral, padre Dirceu Júnior dos Reis.

Após a celebração eucarística e o café da manhã, os participantes tiveram um momento de animação, oração e, na sequência, palestra com reflexão do padre Heriberto Mossato, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. O sacerdote falou sobre a “Comunicação e a dimensão simbólica da fé”.

“Ter um olhar bonito sobre a nossa fé é importante na questão simbólica. Tudo na liturgia e na Bíblia é simbolismo, porque une o que é humano ao sagrado. Senão fica apenas no humano e perde o sentido. É como caminhar sem ter Cristo do lado. Nossa missão é ajudar as pessoas a fazerem a experiência do Ressuscitado. Não importa o evento. Não apresentamos Jesus apenas quando cobrimos um encontro, uma Missa. Em tudo aquilo que comunicamos temos esse dever moral e religioso de mostrar o Cristo presente”, destacou.

Os agentes ainda foram convidados a pensar, em grupos, sobre as ações para que Jesus apareça ainda mais no trabalho pastoral de cada um. O retiro encerrou com um forte momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e depois o almoço. “O retiro foi muito frutuoso. Sempre muito bom participar, se abastecer interiormente. Tenho certeza que todos os agentes vão retornar cheios da graça de Deus para levar o trabalho da Pascom”, afirmou Geraldo de Paula, coordenador da Pascom na Paróquia Santa Cruz e representante do Decanato Norte.

Na avaliação da coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Terumi Sakai, o retiro foi muito esperado pelos agentes e cumpriu com o seu papel. “É o momento da espiritualidade. Estamos sempre na parte técnica, servindo, mas também precisamos de um momento para rezar e fortalecer a nossa fé”, valorizou.

Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana

Fotos: Igor Henrique, Juliana Mastelini Moyses, Maikon Manfre, Paulo Henrique Bonatti e Terumi Sakai