Todos os meses, no dia 29, as missionárias Claretianas, da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, fundada em 1958 por Madre Leônia Milito e dom Geraldo Fernandes Bijos, em Londrina, se reúnem para celebrar a páscoa definitiva de seu fundador, falecido em 29 de março de 1982.

No mês de maio não foi diferente. Na última quarta-feira (29 de maio) na Cripta da Catedral de Londrina, dom Marcos José dos Santos, bispo de Cornélio Procópio, presidiu a Santa Eucaristia concelebrada pelo padre Joel Medeiros, pároco da Catedral, padre Oscar Londoño, reitor do Seminário Propedêutico São José, e padre Wendel Perre, reitor do Seminário Filosófico Dom Albano B. Cavallin, todos da Arquidiocese de Londrina.

Estavam também presentes seminaristas de diferentes estágios da nossa arquidiocese, missionárias claretianas, religiosas e leigos que participaram da vida de dom Geraldo e também dos outros dois servos de Deus sepultados na cripta, dom Geraldo Majella Agnelo e dom Albano Cavallin.

Recordando de forma simbólica os três sacerdotes, dom Marcos, presidente da celebração, vestia a túnica de dom Geraldo Fernandes, o anel de dom Geraldo Majella e o solidéu de dom Albano.

Em sua homilia, padre Joel recordou a participação dos três arcebispos na criação de desenvolvimento da Igreja particular de Londrina, fazendo também memória a São Paulo VI, cujo dia se comemora no mesmo 29 de maio em que aconteceu a celebração. São Paulo VI foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 21 de junho de 1963 até a data de sua morte, em 6 de agosto de 1978, mesmo dia e ano da ordenação episcopal de dom Geraldo Majella Agnelo.

A Catedral de Londrina agradece a presença de dom Marcos José e sua disponibilidade para juntos celebrarmos nossos saudosos arcebispos.

Pascom Catedral

Fotos: Jéssica Zamaia