Assembleia anual do Setor Juvenil reuniu cerca de 150 lideranças da arquidiocese no sábado, 1 de junho, para momento de formação e orientações

No último sábado, 1 de junho, mais de 150 coordenadores de grupos de adolescentes e jovens de toda a Arquidiocese de Londrina participaram da Assembleia Arquidiocesana do Setor Juvenil no auditório do Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. Também participaram da assembleia os coordenadores decanais do Setor Juvenil e coordenadores arquidiocesanos de pastorais, movimentos e expressões juvenis. Um grande e importante momento de unidade no desenvolvimento da evangelização da juventude. Essas coordenações decanais e arquidiocesanas foram apresentadas no início logo após a oração inicial.

Dom Geremias Steinmetz, nosso arcebispo, conduziu a formação com o tema: “Santidade, vocação universal”. Na formação o arcebispo utilizou referências como o documento Lumen Gentium do Concílio Vaticano II, Evangelli Gaudium e Gaudete et exsultate do Papa Francisco, entre outros. Durante a sua feliz reflexão, dom Geremias reforçou a importância da alegria para que os jovens entendam a santidade como realidade que brota do batismo e exige estudo, trabalho e oração.

“Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra”, ensina o Papa Francisco.

Durante a assembleia foi apresentado o calendário de algumas atividades arquidiocesanas, principalmente a 5ª Jornada Missionária da Juventude que será realizada em 26 de outubro na Catedral de Londrina. Encontro que pretende reunir todos os adolescentes e jovens da arquidiocese. Foi lançada a peregrinação Carlo Acutis em razão do Jubileu do Ano Santo de 2025 e do reconhecimento do segundo milagre atribuído ao jovem Carlo Acutis, que inspira a juventude a evangelizar na internet.

Os participantes da assembleia tiverem a oportunidade de tocar em uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis. O padre Dirceu Reis, assessor, encerrou a assembleia apresentando importantes orientações pastorais aos coordenadores e agradecendo a generosa participação de todos. Em 2025 a assembleia será realizada no dia 7 de junho.

Pedimos a intercessão de Carlo Acutis e São João Bosco a todos os grupos de adolescentes e jovens da Arquidiocese de Londrina.

Setor Juvenil

Fotos: Ricardo Mota e Terumi Sakai