Procissões pelas ruas das cidades marcaram as comemorações da Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo

Todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Londrina celebraram, nessa quinta-feira, 30 de maio, a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, agradecendo e adorando a Deus pelo dom da Eucaristia, no qual o próprio Deus se faz presente como alimento e remédio, presente nas espécies do pão e do vinho.

Nem o frio atrapalhou os fiéis que, desde a madrugada, montaram os tapetes coloridos nas ruas ao redor das paróquias, por sobre o qual, o Santíssimo seguiu em procissão, abençoando as pessoas, as casas e toda a cidade.

O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana de Londrina, concelebrada pelo padre Joel Ribeiro Medeiros, pároco da Catedral; pelo padre Layrton dos Santos, vigário; e pelo padre Emanuel José de Paula, pároco da Paróquia Nipo-brasileira Imaculada Conceição.

Dom Geremias explicou que é um bom costume da Igreja recordar as grandes verdades da nossa fé neste momento em que estamos do Ano Litúrgico, desde o final do Tempo Pascal e início do segundo período do Tempo Comum, já que são verdades que nos ajudam a viver bem a fé durante o ano todo.

“Hoje estamos aqui celebrando a Festa de Corpus Christi, uma grande verdade da nossa fé. Na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nós celebramos a presença sacramental de Jesus na hóstia e no vinho consagrados, memorial da celebração da última ceia e agora presente em cada eucaristia”, destacou.

É, portanto, o dia da manifestação pública da nossa fé na presença real do Cristo na Eucaristia. “A Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja: o próprio Cristo”, finaliza dom Geremias.

Confira fotos das celebrações em algumas comunidades da arquidiocese:

Catedral Metropolitana de Londrina

Paróquia Nossa Senhora Aparecida Km9

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ibiporã

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Londrina:

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Paróquia Santa Margarida de Cortona – Bela Vista do Paraíso:

Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina:

Paróquia São José Operário:

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana