O irmão jesuíta Fernando Benedito Vieira, que já foi assessor na Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve em Londrina durante a Semana Santa, participando das atividades litúrgicas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova. Em Londrina, ele acompanhou os grupos de música, tocou junto e participou também da missa dos Santos Óleos, no Moringão. No Santuário, encontrou uma comunidade que participa ativamente das atividades, desde a preparação até a celebração.

“Observei nesses dias todos, não apenas durante a liturgia, a participação do povo na liturgia e nos momentos de preparação. Desde coordenadores, jovens, idosos, adultos, crianças, isso me chamou a tenção. É uma comunidade participativa”, ressalta o irmão jesuíta, que recentemente foi designado pela congregação para atuar no Colégio Anchiete – Rede Jesuíta de Educação, em Porto Alegre. O currículo dele é extenso e, além de ter estudado música, piano, regência e técnica organística para a liturgia, o que o levou a ocupar o cargo de assessor na CNBB, também já ocupou a vice-presidência da Foederatio Internationalis Pueri Cantores.

Não é a primeira vez que o irmão vem a Londrina. “Através de Dom Geremias Steinmetz [arcebispo de Londrina], já vim dar uma formação para a Arquidiocese de Londrina, para onde vim várias vezes. Estive no Natal e agora voltei para a Semana Santa, a convite do padre Rodolfo, para ajudar nas celebrações, a partir da música, para o povo louvar e agradecer a Deus”, ressalta irmão Fernando. Para o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário, é uma alegria e uma honra recebê-lo. “A presença do irmão Fernando nos engrandece, nos ajuda a bem celebrar os mistérios da morte e ressurreição de Cristo”, ressalta o padre.

Os dois se conhecem desde que o padre Rodolfo era seminarista e participou da formação ministrada pelo irmão Fernando em Londrina. O padre Rodolfo, aliás, tem seguido os passos da formação na música. Além de ter se graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), com extensão em História, e ter bacharelado em Teologia também pela PUCPR, tem licenciatura em Música pelo Instituto Claretiano Batatais de São Paulo e pós-graduação em Música Litúrgica no Instituto Salesiano (UNISAL), de São Paulo. Recentemente, tornou-se mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Hoje, o pároco e reitor do Santuário é também assessor da Pastoral da Música na Arquidiocese de Londrina e diretor do Curso de Extensão em Música e Liturgia (CEMUL).

Santuário Nossa Senhora Aparecida

Foto: Fábio Luporini