Na noite de 24 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Londrina, foi o local escolhido para a homenagem São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, escritores e comunicadores. A missa, dedicada especialmente aos agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação), reuniu membros de diversas paróquias de toda a arquidiocese em um momento de fé e comunhão.

São Francisco de Sales foi um bispo e doutor da Igreja Católica, nascido em 1567, conhecido por sua gentileza e abordagem suave. Seu trabalho “Introdução à Vida Devota” é uma referência sobre espiritualidade. Sua abordagem compassiva influenciou muitos na busca da santidade na vida cotidiana.

A missa foi presidida pelo assessor da Pascom, padre Dirceu Junior dos Reis, pároco da Paróquia São José Operário. A atmosfera da celebração foi enriquecida pelas palavras do padre sobre a importância de conscientizar a comunidade cristã de que a relação de cada um com Deus é uma relação pessoal: “Deus me chama pelo nome, e antes de chamar para a salvação, Ele me chama para a santidade”.

A celebração contou com momentos de reflexão sobre o legado de São Francisco de Sales e a dedicação dos agentes da Pascom em sua missão de propagar a mensagem do Evangelho.

Ainda durante a homilia, o padre aconselhou que ao escrever ou falar com alguém, peçamos a intercessão de São Francisco de Sales, pois o santo sempre falou com amor, paciência e docilidade.

Além disso, agentes da pastoral participaram dos ritos da missa. Na procissão de entrada, um casal levou ao altar um quadro do santo, agentes fizeram o comentário, as leituras e dois agentes que também são ministros da Eucaristia participaram do momento da comunhão, partilhando a Eucaristia com a comunidade.

Ao final da missa, os participantes foram convidados a compartilhar um momento fraterno na paróquia para a clássica foto dos agentes diante do altar, fortalecendo os laços entre os membros da Pascom. Foi uma oportunidade de celebrar não apenas a espiritualidade, mas também a união e o serviço dedicado à comunicação em toda a Arquidiocese de Londrina.

Que a inspiração de São Francisco de Sales continue guiando os corações dos agentes da Pascom, iluminando seus caminhos enquanto desempenham o nobre papel de comunicadores da mensagem divina.

Daniela Domenech
Pascom Paróquia São Francisco Xavier