A Arquidiocese de Londrina promove, neste final de semana, 27 e 28 de janeiro, uma formação em preparação para a Missa dos Santos Óleos. Também conhecida como Missa Crismal, a Missa dos Santos Óleos é a celebração na qual o arcebispo dom Geremias Steinmetz consagra o óleo do santo crisma e abençoa os óleos dos catecúmenos e dos enfermos que serão utilizados na ministração dos sacramentos em todo o próximo ano nas paróquias e comunidades. Realizada na Semana Santa, será no dia 26 de março, no Ginásio Moringão.

É uma grande celebração que reúne toda a arquidiocese e envolve várias equipes de trabalho, como liturgia, ministros, coroinhas e catequese. Por isso a realização do evento de preparação voltada para coordenadores paroquiais de equipes e toda comunidade interessada.

A formação será ministrada pelo padre Joel Ribeiro Medeiros, assessor arquidiocesano da Liturgia, no Salão João XXIII na Catedral, em dois momentos: no sábado, 27, das 14h às 17h30 e no domingo, das 8h às 11h30. Cada coordenador deve participar de um dos dois dias.

Padre Joel conduzirá o encontro tratando sobre quatro pontos: 1) o celebrar, 2) o símbolo do óleo, 3) o símbolo da luz, e 4) o símbolo da unidade. A partir da formação, os coordenadores são responsáveis por preparar retiros paroquiais para repassar os conteúdos para a comunidade.

“Vou trabalhar um pouco sobre a questão do celebrar e trabalhar três símbolos: o óleo, porque é a Missa dos Santos Óleos; a luz, porque teremos uma preparação para a Vigília Pascal e aquele momento de acender as velinhas no Moringão; e outro sobre a unidade, porque trabalharemos sobre a questão do Sínodo Arquidiocesano, e o Sínodo que está acontecendo também em Roma. São esses quatro pontos”, explicou padre Joel em entrevista à jornalista Renata de Paula, da Rádio Alvorada.

Pascom Arquidiocesana

Foto: Missa dos Santos Óleos de 2023 – Crédito: Guto Honjo