A encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, publicada em outubro de 2020, é o pano de fundo sobre o qual se fundamenta toda reflexão da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A abertura da campanha será no dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas e se estende por todo tempo da Quaresma.

Em entrevista, o secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jean Poul Hansen explicou a temática da Campanha deste ano e os inúmeros projetos apoiados pela Igreja no Brasil, por meio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), com recursos doados na Coleta Nacional da Solidariedade. Padre Jean Poul faz um convite à leitura do texto-base da campanha deste ano, que, segundo ele, é uma proposta evangélica e eclesial para a vivência do tempo da Quaresma.

Tema da CF 2024

O tema da campanha deste ano foi escolhido há dois anos, ou seja, no início de 2022, explica o padre. “A Campanha da Fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a Igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na Quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a campanha alcança”, afirma.

Ainda de acordo com o padre, a campanha lembra a importância de abordar o tema da amizade social com base na encíclica Fratelii Tutti, publicada pelo Papa Francisco em outubro de 2020. O documento do Papa serve como “pano de fundo de toda a reflexão da Campanha da Fraternidade de 2024”.

Os preparativos para a abertura da CF 2024 estão em andamento desde o ano passado, quando os regionais da CNBB participaram de formação que serão replicadas para as dioceses.

CNBB