Nos dias 27,28 e 29 de outubro, encerrando o mês das missões, os seminaristas da filosofia de nossa arquidiocese, acompanhados de seu reitor padre Wendel Perre dos Santos, visitaram o Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (PR).
A visita foi uma iniciativa do reitor e, além de apresentar aos seminaristas um refúgio em meio ao turbilhão do dia a dia, contém em si uma centelha de experiência espiritual. Por meio da mística celebrativa e do carisma trapista, a observância estrita do silêncio, os seminaristas puderam se retirar e parar nesses dias para contemplar a voz do nosso Amado Jesus.
O Mosteiro Nossa Senhora do Novo Mundo faz jus ao seu nome. Lá percebe-se um outro mundo, uma outra atmosfera, um lugar de paz, silêncio e oração. Afastado de todo o barulho que por vezes nos atormenta. Na trapa percebe-se a presença de Deus manifestada em sua criação, os pássaros que cantam, o cair da chuva, o estridular dos grilos, o badalar dos sinos, tudo é voz de Deus, voz que ressoa através do soprar do vento, e àqueles que lá estão cabe apenas uma coisa: parar, escutar e orar.
Seminarista Roberto Luiz de Sousa
Fotos: Arquivo Pessoal