Considerada a maior festa religiosa popular de toda a Arquidiocese de Londrina e uma das maiores do Paraná, a Festa da Padroeira realizada no dia 12/10 no Santuário de Nossa Senhora Aparecida ampliou a programação em 2023. Além das tradicionais missas e atividades religiosas, neste ano traz um parque de diversões para as crianças, além de uma parceria com a prefeitura municipal de Londrina, através da qual haverá educação de trânsito para a criançada e vacinação para quem desejar, respectivamente por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Secretaria Municipal de Saúde.

“Com uma dimensão Arquidiocesana e que ultrapassa as fronteiras do Paraná, o Santuário, a cada ano, busca oferecer ao público não apenas a programação religiosa, mas, também, uma série de atividades que possam transformar a Casa da Mãe Padroeira num local de convivência e permanência, para que as famílias sintam-se em casa, onde possam rezar, alimentar-se e as crianças brincarem”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. Durante todo o dia, haverá bazar de artigos religiosos, velário, sala de promessas, venda de flores e velas, além de confissões, que serão realizadas na escola estadual ao lado, além de aferição de pressão e de diabetes pela Unipax.

As novidades deste ano ficam por conta do parque de diversões, com brinquedos como surf, chapéu mexicano, barca pirata, tromba-tromba, cama elástica, jump, carrossel e montanha russa de centopeia. Os ingressos custam R$ 5 vendidos diariamente até 18h na secretaria ou R$ 10 na bilheteria na hora. Nas barracas, as opções gastronômicas giram em torno de pastel, cachorro-quente, refrigerante, água, suco e alimentos típicos de diversas nacionalidades, como alemã, japonesa, italiana e libanesa. O Bazar do Santuário estará aberto o dia todo, assim como a venda do pão, com a possibilidade de encontrar uma medalha abençoada.

Além disso, uma parceria com a prefeitura municipal de Londrina permitirá ações do poder público durante o dia 12. Uma delas é a ação de educação no trânsito “Caminhos do trânsito, criança consciente”, realizada pela CMTU, das 11h às 15h, na rua em frente ao Santuário. A equipe estará com o mini Fusca e irá simular uma cidade para as crianças compreenderem as noras de trânsito e a importância de respeitar as pessoas, os pedestres. Já a secretaria municipal de Saúde realizará a aplicação de todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), das 6h às 19h, para quem quiser atualizar o cartão de vacinação. Entre as vacinas estão as de hepatite, influenza, febre amarela e covid-19.

Programação 12/10
00h – Terço dos homens