No dia primeiro de setembro, a arquidiocese celebrou a Missa de sétimo dia do Cardeal Geraldo Majella Agnelo, na Catedral Metropolitana de Londrina. A Santa Missa foi presidida pelo monsenhor Bernardo Gafá e concelebrada pelos padres Joel Ribeiro Medeiros, Wendel Perre, Humberto Lisboa Gema e Marco Tuliu Simonini.

Na homilia, monsenhor falou sobre dom Geraldo recordando as palavras de Maria no Magnificat: Deus olhou para a humildade de sua serva e fez em mim maravilhas. Assim como em Maria, destacou, Deus olhou para a humildade de seu servo e fez nele grandes coisas.

“De fato, quais são os cargos que dom Geraldo ocupou? Além de ser escolhido para ser um sacerdote, escolhido para ser bispo, arcebispo aqui de Londrina, que nos deu benefícios enormes estruturando a Igreja de Londrina depois do outro grande dom Geraldo Fernandes, dom Geraldo foi chamado para Roma, onde passou quase 10 anos, [como] secretário da Congregação de Liturgia. De lá foi primaz do Brasil, arcebispo de Salvador. Foi eleito presidente da CNBB. Foi eleito vice-presidente da Conferência Episcopal de toda América Latina”, continuou.

Qual o bispo, até hoje, ocupou todos esses cargos? – indagou monsenhor. “E, assim mesmo, era o humilde Geraldo, era o Geraldo de sempre. Geraldo amigo, servo de Deus”, destacou. “Por isso, meus amigos, nós temos hoje que agradecer a Deus esse prêmio que ele deu para nós”, finalizou.

Ao final da celebração, os fiéis colocaram em volta do altar da Catedral, 89 velas simbolizando os 89 anos de vida de dom Geraldo. “O altar é a luz que ilumina todas as pessoas na vida da Igreja”, explicou padre Joel.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana