“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,33) foi o tema escolhido pelo neodiácono
No dia 5 de agosto, abrindo o Mês Vocacional, o seminarista Alan Carlos Araújo de Oliveira foi ordenado diácono transitório para a Igreja de Londrina, pela imposição das mãos do arcebispo dom Geremias Steinmetz. A celebração foi na Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Centenário do Sul, onde o seminarista realiza seu trabalho pastoral, com a presença do clero, familiares, lideranças pastorais e amigos.
O diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. Os diáconos, fortalecidos com a graça sacramental, servem o povo de Deus, em união com o bispo e o seu presbitério, na diaconia da liturgia, da Palavra e da caridade. Como lema, diácono Alan escolheu a passagem do Evangelho de Mateus: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (6,33).
Na homilia, dom Geremias se dirigiu ao ordenando: “Caro Alan, o tema central do Evangelho é a primazia do Reino e a sua justiça. Opção que fermentará um arranjo social novo, caracterizado pela partilha e igualdade entre todos, haverá o suficiente e o necessário para todos. Esse é o compromisso que o reino de Deus apresenta.”
“Como é importante na vida de um diácono, de um padre, de um bispo”, continua, “acompanhar a caminhada do seu povo, da sua comunidade. Saber como estão as coisas nos nossos municípios. Como está o trabalho das famílias que nós acompanhamos. Porque é um pouco o nosso trabalho dedicado ao Reino, responder ao chamado de Deus, isso não se faz com romantismo, mas com realismo”, destaca dom Geremias.
Ao final da celebração, o neodiácono agradeceu a todos as pessoas que fizeram parte da sua caminhada vocacional. “Fico feliz de estar aqui com vocês e de partilhar deste momento, desta ordenação diaconal. Com o lema que escolhi: ‘Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça’, fazer a diferença em meio a tantos irmãos e irmãs que ainda sofrem… E, neste tempo desafiador, sermos irmãos para que a verdadeira justiça aconteça.
Em nome da Pastoral Presbiteral, padre Manuel Joaquim Rodrigues dos Santos, pároco da Paróquia São João Batista, de Florestópolis, recebeu o diácono Alan ao clero arquidiocesano. E dirigindo-se ao Povo de Deus, incentivou a vivência de uma cultura vocacional nas famílias. “O nosso coração tem que arder, arder pela Palavra de Deus que nos interpela, e arder também pelas necessidades da nossa Igreja e diocese”, falou o padre. “Por que não o nosso filho, o nosso sobrinho, o nosso amigo? Deus continua chamando e o nosso coração tem que vibrar”.
Pascom Arquidiocesana
Fotos de Destaque: Lorena Mezavila
Fotos: Lorena Mezavila e Paulo Henrique Bonatti