Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina (Foto: Fábio Luporini)

Entender a família como uma fonte das vocações. Esse é o propósito da Semana Nacional da Família 2023, que será entre 13 e 18 de agosto, cujo tema é “Família, fonte de vocações” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho (Lucas 24, 32-33)”. No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, diversas atividades serão realizadas ao longo da semana, desde missas, celebrações, terço luminoso, momento de cura e libertação, entre outras.

“Celebrar a família é importante, ainda mais no mundo corrido em que vivemos, no qual nem sempre temos tempo para sentar, conviver e refletir sobre nossas famílias”, afirma Renata Volpe, coordenadora da Pastoral Familiar do Santuário. De acordo com ela, todas as atividades são abertas ao público. No domingo (13), Dia dos Pais, a missa das 16h terá uma bênção especial aos pais, celebrando a vocação de ser pai.

Na segunda-feira (14), 19h, o momento é de cura e libertação com a evangelizadora Adma, a partir das 19h, com bênção das famílias, dos doentes, dos desempregados, dos grupos de oração, das pessoas idosas, dos avós, dos (as) viúvos (as), dos enlutados e dos profissionais da saúde. Na terça-feira (15), a missa especial com o pároco e reitor do Santuário, padre Rodolfo Trisltz, que convidou e abençoará todas as pastorais. Além disso, é Dia de São Tarcísio, santo padroeiro dos coroinhas, que terão um momento especial. Em seguida, haverá uma palestra sobre “o papel dos pais e responsáveis na educação cristã das crianças”.

Quarta-feira (16), mesmo dia em que se realiza a Noite Mariana, a evangelizadora Vânia Cristina conduzirá a oração do terço luminoso, a partir das 19h. Quinta-feira (17) é dia da Hora Santa da Família, com o já tradicional jantar comunitário. A temática é “prato de massas” e todas as famílias são convidadas a levar um prato para ser partilhado, levar sua bebida e talheres.

Na sexta-feira (18), a missa de encerramento da Semana Nacional da Família no Santuário será celebrada pelo padre Augustin Mukamba Basubi, natural do Congo e atual pároco da paróquia São Vicente Pallotti, em Cambé. “Queremos convidar todos a participarem conosco, afinal, a Casa da Mãe Padroeira é a casa de todos os seus filhos”, convida o padre Rodolfo Trisltz.

Fábio Luporini