“Eu não morro, entro na vida”
Sta. Teresinha do Menino Jesus, Lettre

O Setor Juvenil da Arquidiocese de Londrina reconhece publicamente a virtuosa trajetória de vida dos jovens Karoline Verri Alves e Luan Augusto, ao mesmo tempo a santidade do namoro e a participação deles na comunidade cristã e nos sacramentos. A poucos dias de sua morte, Karoline Verri Alves recebeu o sacramento da Reconciliação com seu pároco. O próprio padre testemunha a compreensão de Karoline sobre a graça recebida que a preparou verdadeiramente para a visão beatífica. O jovem Luan Augusto recentemente recebeu o sacramento do Crisma, quando recebeu o Espírito Santo para ser fortificado na sua vida interior de fé, encorajado e animado para a profissão externa da mesma, isto é, o apostolado.

Diante da assustadora violência que gerou a morte desses dois jovens, o padre Dirceu Reis, assessor do Setor Juvenil, convocou uma jornada espiritual onde todos os grupos de adolescentes e jovens devem rezar o Santo Terço e a adoração ao Santíssimo Sacramento pelo descanso eterno dos jovens e o conforto e consolo de suas famílias. “A jornada espiritual deve seguir até a próxima segunda-feira, 26 de junho de 2023. Os jovens unidos em oração, rezando uns pelos outros, um gesto de fé e solidariedade”, afirmou o padre.

Os jovens Karoline Verri Alves e Luan Augusto já são reconhecidos como intercessores e inspiração para a juventude da Arquidiocese de Londrina. “Karoline e Luan, jovens católicos da cidade de Cambé – PR, viveram assim a santidade: abraçando com entusiasmo a sua vocação, gastaram-se pelo Evangelho dentro da Igreja, descobriram uma alegria sem par e tornaram-se reflexos luminosos do Senhor na história da comunidade, dos amigos e de seus familiares. Um santo ou uma santa é isto: um reflexo luminoso do Senhor na história. Tentemos fazê-lo também nós: não está fechado o caminho da santidade, é universal, é uma chamada para todos nós, começa com o Batismo, não está fechado o caminho. Tentemos também nós, a exemplo de Karoline e Luan, porque cada um de nós é chamado à santidade, a uma santidade única e irrepetível”, disse o padre Dirceu Reis.

A santidade é sempre original, como dizia o Beato Carlos Acutis: “não há santidade de fotocópia, a santidade é original, é a minha, a tua, a de cada um de nós. É única”. Sim, o Senhor tem um plano de amor para cada um, tem um sonho para a tua vida, para a minha vida, para a vida de cada um de nós.

O Setor Juvenil avalia, com discernimento e esperança, a solicitação para um processo diocesano de reconhecimento da santidade desses dois jovens, estudantes, namorados e fiéis. Nesse momento o mais importante é a oração: “dai-lhes Senhor o descanso eterno e que brilhe para eles a vossa Luz. Amém.”

“A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo Batismo, o cristão já está sacramentalmente ‘morto em Cristo’, para viver de uma vida nova; e, se morrermos na graça de Cristo, a morte física consuma este ‘morrer com Cristo’ e completa, assim nossa incorporação a ele em seu ato redentor”. (CIC 1010)

Setor Juvenil