Em celebração presidida pelo padre Edivan Pedro dos Santos na Paróquia Santa Rita de Cássia, Decanato Leste, foram instituídos 10 novos ministros das exéquias da arquidiocese, no domingo, 4 de junho. Além ministrar as exéquias, os ministros são responsáveis por acompanhar a família enlutada na oração e no suporte necessário durante sete dias após o falecimento do ente querido.

Os novos ministros, que estarão à disposição das paróquias e da arquidiocese, são provenientes das paróquias Santa Rita, São Luiz Gonzaga, Santa Terezinha e Perpétuo Socorro, esta última de Alvorada do Sul.

O curso de preparação foi ministrado pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Esperança, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho e abordou temas como a fundamentação bíblica sobre a ressurreição; psicologia do luto e da morte; e liturgia das exéquias.
Histórico

O coordenador Geraldo explicou que antigamente apenas padres e diáconos permanentes ministravam as exéquias aos falecidos. Com a demanda crescente, em 1994, criou-se a Pastoral da Esperança. Até 2020, a arquidiocese contava com cerca de 600 agentes. Com a pandemia, esse número caiu drasticamente, retornando as atividades em 2023 com mais ou menos 30 agentes em toda a Arquidiocese de Londrina. A Pastoral pretende continuar a formações para que mais fiéis colaborem com essa importante missão.

Pascom arquidiocesana