Na celebração de Corpus Christi deste ano, o arcebispo dom Geremias Steinmetz ensinou aos fiéis reunidos na Catedral de Londrina que a Eucaristia não é apenas uma profecia para a Igreja, mas também para todo o mundo. “Não apenas para nós católicos, mas para toda a sociedade”.
Pensemos nas pessoas presentes nesta celebração, convidou dom Geremias: “Aqui está o vosso bispo, humildemente. Aqui estão os nossos padres, aqui estão os nossos ministros, aqui está o povo de Deus. Estamos todos celebrando uma única fé, a fé que nos faz Igreja”.
O arcebispo destacou que diferentemente de outras cidades, Londrina não desenvolveu uma única procissão de Corpus Christi, mas em cada paróquia, “em cada canto desta cidade, em cada canto desta arquidiocese, hoje nós vemos as igrejas lotadas, com pequenas procissões. Fazendo com que cada comunidade, de acordo com a sua fé, sua convicção, sua profundidade, faça com que esta cidade ouça o anúncio daquilo que é a Eucaristia.”
Quando o povo se reúne em procissão ao redor da Eucaristia, continua dom Geremias, “tenho certeza que tem gente ao redor perguntando: ‘o que fazem os católicos hoje reunidos? O que fazem os católicos hoje pelas ruas? O que estão querendo dizer?’ Pois estamos querendo dizer que a Eucaristia é sim profecia, profecia de justiça para todos, profecia para que todos tenham vida e tenham em plenitude. Tudo aquilo que manifesta a ‘não vida’, tudo isso é como que chamado à atenção, pela Eucaristia, que produz vida e vida em plenitude”, finalizou.
Após a missa, os fiéis acompanharam a procissão com o Santíssimo Sacramento nas alamedas em volta da Catedral e receberam a bênção.
Juliana Mastelini Moyses
Pascom arquidiocesana
Fotos: Guto Honjo