A Igreja celebra nesta quinta-feira, 8 de junho, a Solenidade de Corpus Christi, a grande festa da Eucaristia, único dia do ano em que oficialmente o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas da cidade. Segundo o arcebispo dom Geremias Steinmetz, a festa do Corpus Christi mostra ao mundo a importância que Eucaristia tem na vida das pessoas: é o próprio corpo e sangue do Senhor.

Procissão de Corpus Christi na Catedral em 2018

A solenidade de Corpus Christi nasceu com o intuito de tornar pública a fé na Eucaristia, com a convicção de que ela deveria, de fato, tomar as ruas e as cidades. Hoje podemos complementar: a “Eucaristia tomando os prédios, tomando as grandes avenidas, tomando todo esse modelo de cidade que se instaurou nos nossos tempos e na nossa cultura”, continua o arcebispo.

Considerando a solenidade desta celebração é que comunidades e paróquias preparam esse momento com todo respeito e dignidade, enfeitando as ruas com tapetes coloridos para que a procissão com o Santíssimo tome as ruas.

Palavras do próprio Cristo

O mistério da Eucaristia foi instituído pelo próprio Cristo na última ceia, lembra dom Geremias. “Jesus já sabia que ia entregar a sua vida no alto da cruz, então Ele quis deixar a Eucaristia como um sinal permanente para a humanidade dessa entrega total, sendo também um alimento de fato para a fé das pessoas.”

Segundo ele, as narrativas bíblicas que descrevem a instituição da Eucaristia trazem diretamente palavras de Jesus: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomai e bebei, isto é meu sangue’. “Aí não tem muita narrativa dos evangelistas, eles narram aquilo que Jesus de fato fez, então são palavras autênticas do próprio Cristo”, explica.

“Portanto é um mistério que brota também do Coração de Jesus, especialmente do coração sofredor diante da iminência da morte, da iminência da cruz, diante da iminência da entrega, da paixão”, considera o arcebispo.

Catedral

O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidirá a Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi às 10h na Catedral de Londrina, seguida da procissão pelas alamedas no entorno da Catedral. Antes, porém, desde as 5h da manhã, voluntários montarão os tapetes nas ruas em preparação para a procissão.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana