As igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) participam, de 22 a 26 de maio, da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), com o tema: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (cf.: Is 1,17). A abertura foi na Igreja Anglicana São Lucas, com a presença da reverenda Selma Rosa, da Igreja Anglicana; pastor Telmo Noé Emerich, da Igreja Luterana; pastor Carlos Klein, da Igreja Presbiteriana; e do padre Elizeu Bonfim de Souza, vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Km 9, representante da Igreja Católica.

Hoje, 24 de maio, a celebração será no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, às 19h, presidida pelo padre Alexandre Alves Filho, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, com a presença dos representantes do CONIC. “O mais importante na semana de oração é o diálogo com aqueles que têm o mesmo fundamento que nós: o Cristo. Somos convidados não a ver as diferenças de igreja, de pensamento, de liturgia, mas aquilo que nos une”, explicou o padre Alexandre.

SOUC

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

Enquanto no hemisfério Norte, a celebração é tradicionalmente de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério Sul, a semana de oração é no período entre a Ascensão do Senhor e o Pentecostes, momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da semana em diversos estados.

Pascom Arquidiocesana

Com informações: CONIC

Foto: Celebração de abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023 – Divulgação