No dia 29 de abril, a Pastoral Carcerária promoveu um encontro de formação provincial no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, com a participação de 16 agentes. O encontro foi assessorado pela irmã Luciene de Melo, coordenadora regional, diácono Manoel Pereira da Silva, vice coordenador regional, Cristina Coelho, coordenadora regional da Pastoral Carcerária da questão da mulher presa, o advogado Claudemir Bozzi, e padre André Luis de Oliveira, assessor arquidiocesano da Pastoral Carcerária.

O encontro iniciou com um momento de espiritualidade, conduzido pela equipe de Londrina, com a leitura do texto bíblico Mateus 25,31-46. Em seguida, o grupo fez o relato das suas experiências a partir da metodologia da justiça restaurativa. O advogado Claudemir explanou sobre a execução penal, a partir de um caso que ele atendeu, e esclareceu sobre a pena de multa.

No período da tarde, o diácono Manoel apresentou os fundamentos da Pastoral Carcerária, baseados nos livros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Divididos em grupos, os presentes também dialogaram sobre o trabalho a ser realizado a partir de agora nas dioceses.

O encontro terminou com um momento de espiritualidade conduzido pelo diácono Manoel.

Pascom Carcerária

Fotos: Paulo Henrique Bonatti