No dia 1º de maio a Igreja celebra a festa de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, coincidindo com o Dia Mundial do Trabalho. Esta celebração litúrgica foi instituída em 1955 pelo papa Pio XII, diante de um grupo de trabalhadores reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Naquela ocasião, o papa pediu que “o humilde operário de Nazaré, além de encarnar diante de Deus e da Igreja a dignidade do trabalho manual, seja também o providente guardião dos trabalhadores e suas famílias”.

Nesse dia 1º de maio a Paróquia São José Operário, do Decanato Oeste, realizará as 7h30 a Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, as 9h30 presidida pelo Pe. Dirceu Reis, pároco, e as 19h com o Pe. Ademar Lorenzetti. Ao final de todas as celebrações será realizada a oração de benção das carteiras de trabalho trazidas pelos fiéis devotos. E após a Missa das 9:30, por volta das 10h45, será realizada a tradicional carreata por algumas ruas do Jardim Leonor encerrando na frente da igreja onde os automóveis e os motoristas serão abençoados e receberão a medalha de São José. Todos estão convidados a participar. Durante todo o dia a igreja ficará aberta com a imagem de São José Operário exposto para orações e exercícios de devoção.

O papa São João Paulo II, em sua encíclica “Laborem Exercens”, sublinhou que, “mediante o trabalho, o homem não somente transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza a si mesmo como homem e até, num certo sentido, ‘se torna mais homem”. Mais tarde, no Jubileu dos Trabalhadores, em 2000, o papa disse: “queridos trabalhadores, empresários, cooperadores, homens da economia: uni os vossos braços, as vossas mentes e os vossos corações a fim de contribuir para a construção de uma sociedade que respeite o homem e o seu trabalho. O homem vale pelo que é e não pelo que possui. Tudo o que se realiza ao serviço de uma justiça maior, de uma fraternidade mais ampla e de uma ordem mais humana nas relações sociais conta muito mais do que qualquer progresso no âmbito técnico”, acrescentou.

Rezemos, pedindo a intercessão de São José Operário, pelos trabalhadores e principalmente por tantos homens e mulheres desempregados.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
R. Ruy Virmond Carnascialli, 486 – Jardim Leonor – Londrina – PR