Na manhã desse domingo, 26 de fevereiro, cerca de 140 catequistas das paróquias do Decanato Oeste de nossa arquidiocese realizaram um retiro quaresmal. A manhã de espiritualidade foi realizada na Paróquia São José Operário e iniciou com a Santa Missa presidida pelo padre Dirceu Reis, pároco da comunidade e decano.

Em sua homilia o padre destacou que a obediência à lei divina conserva dentro de cada um a imagem de Deus e, por isso, o ser humano em Deus torna-se plenamente livre. Após a celebração os catequistas foram recebidos com um café da manhã no salão paroquial. As reflexões, dinâmicas e orações foram realizadas no auditório do Centro Catequético da paróquia. A contadora de histórias infantis Flávia Harue apresentou uma dinâmica e reflexão sobre a sacralidade do contato afetivo com os catequizandos. Em seguida, a formadora Rosângela Tamaoki refletiu com os catequistas que o testemunho é uma virtude indispensável na caminhada catequética. A salmista Keyla Zuca fez o exercício da contemplação por meio do Salmo 102, um momento de mística e profundo encontro com o Senhor que fala ao coração humano. O Pe. Dirceu Reis meditou com os catequistas o Evangelho de Marcos 8, 22-26. Nas palavras do padre: “temos dificuldade de enxergar com nitidez as pessoas, a missão, o nosso coração e o próprio Deus. Por isso, nesta manhã de retiro queremos pedir a Cristo Jesus que cure nossa cegueira para vermos as coisas e a realidade tal como são e, a partir disso, nos apresentar a Deus como frágeis e fiéis instrumentos Dele na caminhada de evangelização”.

Os catequistas encerraram o retiro com um breve e silencio momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Na avaliação dos catequistas o retiro foi inspirador, organizado, dinâmico e formador. Um consenso entre os catequistas sobre a necessidade de mais momentos como esse que fortalecem a espiritualidade e amadurece a dimensão humana de cada um (a). No salão paroquial São João Paulo II os catequistas almoçaram em clima de ação de graças.

São José de Anchieta interceda pelo ministério de nossos catequistas e lhes conceda a paz e a alegria.

Pascom Paroquial

Fotos: Ana Obara e Paulo Bonatti