O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu, neste dia 22 de fevereiro, a Santa Missa de Quarta-feira de cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade 2023, na Catedral de Londrina. A Santa Missa, com a Catedral lotada, foi concelebrada pelos  padres Rafael Solano, cura da Catedral; Paulo Rorato, reitor do Seminário São Paulo VI; padre Elizeu Bonfim de Souza, vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, km 9; padre Humberto Lisboa Nonato Gema, administrador da Casa Sacerdotal São João Maria Vianney; padre Renato Pelisson, assessor do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e vigário da Paróquia Santa Terezinha de Sertanópolis; e padre Valdomiro Rodrigues da Silva, diretor espiritual para os seminários.

A Quarta-feira de cinzas é a porta de entrada da Quaresma rumo à ressurreição de Jesus, explicou o arcebispo em sua homilia. “Ela só tem sentido porque começamos como que uma caminhada em escalada para, junto com Jesus, fazermos a caminhada da dor, do sofrimento, do jejum, da esmola, da oração, e podermos assim viver com intensidade o grande mistério da ressurreição de Nosso Senhor”, destacou dom Geremias.

Ao receber as cinzas, os fiéis expressam com humildade e sinceridade de coração que desejam se converter e crer de verdade no Evangelho, continuou o arcebispo. “As cinzas simbolizam o nosso nada diante do Senhor, fomos criados do pó da terra e ao pó voltaremos. Essa sempre é a grande expressão para entendermos o que nós, na nossa humildade, na nossa simplicidade, somos diante de Deus.”

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana