Aos 47 anos, neossacerdote agradeceu a Deus pelo chamado à vocação presbiteral e pediu para que as pessoas continuem rezando pela nova missão

A Arquidiocese de Londrina está em festa. No último sábado (11), dia de Nossa Senhora Lourdes, o diácono Jefferson Bassetto recebeu o segundo grau do sacramento da ordem, tornando-se padre. A celebração foi presidida por dom Geremias Steinmetz na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Decanato Leste, e contou com a participação de dezenas de padres e fiéis, que lotaram a igreja e rezaram pela vocação do neossacerdote.

Durante a homilia, dom Geremias destacou a importância da simbologia de um dos principais ritos da ordenação, quando os demais padres impõem as mãos sobre a cabeça do futuro sacerdote. “Isso mostra que o dom não é recebido como individual, mas como coletivo. Um serviço de colaboração e compartilhado com a responsabilidade de conduzir a vida da comunidade cristã, com a ação do Espírito Santo”, refletiu.

Entre os momentos mais emocionantes da celebração estiveram o abraço dado por todos os presbíteros e a comunhão entregue pelo padre Jeferson à avó. Em sua mensagem, com tom orante, o neossacerdote pediu que continuem rezando por ele. “Fica comigo Senhor, porque preciso da sua presença para não esquecer que fui ordenado sacerdote para te servir por meio do povo. Fica, Senhor, comigo porque és minha vida e luz e, pois, desejo amar-te”.

Representando os demais sacerdotes, padre Joel Medeiros, coordenador da Pastoral Presbiteral, lembrou do Ano Vocacional de 2023, aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). “A Igreja convoca a todos a refletirem sobre a sua vocação e a vivência dela. Neste ano vocacional, rendemos graças a Deus pelo sim do padre Jefferson à Igreja”, ressaltou.

Nascido em Londrina, padre Jefferson Bassetto tem 47 anos e cresceu num lar católico. Trabalhou como auxiliar administrativo em um complexo hospitalar da cidade, deu aulas de inglês e morou nos Estados Unidos por dois anos. De volta ao Norte do Paraná, se formou em administração pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), assumindo na sequência a coordenação de marketing e recursos humanos de um colégio. Posteriormente se tornou empresário. Sentiu o chamado para ser sacerdote em 2013, durante uma peregrinação pela Terra Santa. Ingressou no seminário em 2017, período em que concluiu a graduação em filosofia e teologia.

No domingo (12), padre Jefferson rezou a primeira missa, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No dia 26 irá assumir oficialmente como pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, no Decanato Leste.

Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana