No sábado, 11 de fevereiro, cerca de 100 coordenadores paroquiais de catequese e a coordenação arquidiocesana da Animação Bíblico-catequética participaram de um encontro de formação no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. O evento foi a primeira formação do ano e já preparou os catequistas para o retorno dos encontros da catequese neste ano, que acontece a partir da Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma.
Assessorado pelo psicólogo Paulo Tardivo, na parte da manhã, o encontro tratou sobre a pessoa humana e sua complexidade. À tarde, foram trabalhados o tema e o lema do Ano Vocacional: “Vocação: graça e missão” – “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), que tem como objetivo despertar a cultura vocacional em todas as comunidades do Brasil.
“Discutimos como trabalhar o Ano Vocacional na catequese”, explicou a irmã Angela Soldera, coordenadora arquidiocesana da catequese. “A sugestão é intensificar a oração pelas vocações nos encontros de catequese durante todo o ano e trabalhar a cultura vocacional. Queremos criar a consciência de que ser catequista é uma vocação e não apenas uma tarefa”, destacou a coordenadora.
O encontro de formação também abordou questões práticas da catequese na Arquidiocese de Londrina. “Retomamos o projeto da catequese, sanando dúvidas, reforçando a necessidade de fazermos os passos certos indicados no material arquidiocesano, com atenção aos ritos e escrutínios no Tempo Quaresmal de preparação para os catequizandos que vão celebrar os sacramentos da iniciação cristã – Crisma e Primeira Comunhão, no Tempo Pascal”, explica a irmã.
A formação foi concluída reforçando a temática da Campanha da Fraternidade: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O arcebispo dom Geremias Steinmetz também marcou presença no evento, animando os catequistas na caminhada da iniciação à vida cristã.
Catequese voltada aos portadores de necessidades especiais
A coordenação de catequese enviou para as paróquias um levantamento a ser feito nas comunidades para mapear a carência no que diz respeito a uma catequese que atenda pessoas portadoras de necessidades especiais. A ideia é que, a partir desse levantamento, sejam organizadas formações específicas nas áreas necessitadas.
Próximos eventos da Catequese
No dia 25/3, a coordenação promoverá um encontro de formação para novos catequistas iniciantes a respeito da Iniciação à Vida Cristã com oficinas práticas.
No dia 15/4, a formação será voltada para catequistas que trabalham na catequese especializada.
Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana
Fotos: Guto Honjo e Vani Baptista de Souza