Lideranças paroquiais da Arquidiocese de Londrina se reuniram neste sábado, 4 de fevereiro, para uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2023: que tem como tema Fraternidade e Fome. A formação no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor foi assessorada pelo padre Valdecir Badzinski, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB.

A Campanha da Fraternidade é celebrada todos os anos pela Igreja no Brasil no período da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Sexta-feira Santa. É um convite, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, buscar a conversão quaresmal de modo pessoal, comunitário e social.

Dom Geremias, padre Valdecir e padre Alexandre (Foto: José Aparecido do Nascimento)

Neste ano, pela terceira vez o tema da fome volta ao centro das reflexões da Campanha da Fraternidade, uma realidade que infelizmente está bem próxima de nós.

Retirado da passagem da multiplicação dos pães do Evangelho de Mateus, o lema da campanha: “Dai-lhes vós mesmo de comer” é um chamado de Jesus a seus discípulos para não cruzarem os braços diante de uma multidão faminta, mas agir.

Na segunda parte da formação, o assessor procurou instigar os participantes a pensarem ações concretas que reduzam os efeitos da fome em âmbito pessoal, comunitário e social.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana