Agentes da Pastoral da Comunicação de diversas paróquias da Arquidiocese de Londrina se reuniram no dia 24 de janeiro para celebrar São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, comunicadores e escritores. A Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Paz foi presidida pelo assessor da Pascom, padre Dirceu Junior dos Reis, pároco da Paróquia São José Operário.

O padre parabenizou e agradeceu aos agentes da Pascom e jornalistas que trabalham diretamente com a evangelização, dando graças a Deus pela generosidade dos agentes nas comunidades e por fazerem com que a Pastoral da Comunicação cresça cada vez mais em santidade.

No início da celebração, uma família levou até o presbitério um quadro do santo, que foi entronizado ao lado do altar. “Quão feliz não está o coração de São Francisco de Sales, que saboreia do céu as delicias eternas ao ver esta assembleia reunida em Ação de Graças pelo dom da comunicação”, falou o padre no início da homilia.

Mensagem

Tradicionalmente, no dia de São Francisco de Sales, o Papa lança sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, neste ano em sua 57ª edição, com o tema: Falar com o coração: “testemunhando a verdade no amor” (Ef 4,15). “Uma grande pergunta nos é necessária”, destaca o padre Dirceu: “quem, neste mundo permeado pela indiferença e pela violência, quem é capaz de comunicar com o coração? Aqueles que entendem a cruz como a única porta da salvação. Para nós não existe outra porta, não existe outra forma a não ser a cruz do Senhor”, falou o padre.

Para ajudar nessa tarefa, o assessor da Pascom recomenda a leitura de um clássico escrito pelo prórpio São Francisco de Sales: Introdução à Vida Devota. No livro, o santo padroeiro dá os caminhos para se encontrar a santidade no ordinário da vida. “Portanto um comunicador quando escrever, desde que venha do coração, em direção ao coração de Deus, para o coração humano, é possível se santificar.”

Dessa forma, a linguagem transcende ao que está sendo escrito, lido, falado e transmitido. “Nós não comunicamos uma matéria, nós não comunicamos um fato” – destaca o padre, “nós comunicamos o coração de uma pessoa, com natureza humana e divina: Jesus de Nazaré. O dia que a Pastoral da Comunicação, todos nós, entendermos essa riqueza de comunicar um coração que tem nome, o nosso coração se enche do Coração de Jesus.”

Homenagem

Ao final da celebração, um vídeo produzido pela Pascom paroquial homenageou os agentes da Pastoral da Comunicação de toda arquidiocese. “Que cada agente da Pascom, nesta eucaristia, renove a sua aliança de amor, receba do Coração de Jesus a graça da esperança e a virtude da perseverança. Que São Francisco de Sales interceda por todos nós e nos ajude a comunicar aquilo que é sábio aos olhos do Senhor”, finalizou o padre Dirceu.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana