#Compartilhe

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, abre as portas para o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que realizará um concerto no próximo sábado (10), aniversário da cidade. Aliás, a apresentação será às 19h30, após a missa, e faz parte da programação da 12ª edição da Mostra de Música de Câmara, organizada pela Artis Colegium, em comemoração aos 88 anos de Londrina. A apresentação é gratuita e aberta a todo o público.

“Muitas dessas composições nasceram dentro das igrejas, principalmente, no Renascimento em que os templos eram os que contratavam e incentivavam os compositores. Aliás, a música nos leva até Deus e, por isso, queremos sempre abrir as portas do Santuário para grupos e orquestras”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. No repertório, obras de compositores como Tomaso Giovanni Albinoni (1671–1750), Johann Sebastian Bach (1685—1750), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e clássicos natalinos.

Sob direção artística de Evgueni Ratchev, o concerto terá ainda interpretação do solista convidado, Natanael Fonseca (violão), que irá tocar a obra de Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741), abrilhantando o programa. Baiano, Natanael Fonseca tem a sua trajetória musical dividida entre o violão erudito e a viola de arco. É mestre em violão erudito pela Universidade de Aveiro (Portugal), fez licenciatura e especialização em música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também foi professor, e é violista da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) desde 1991 e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde a sua fundação.

A 12ª Mostra de Música de Câmara “Diálogos: música, história e educação” tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), além do apoio de empresas como Unimed Londrina, Espaço Villa Rica, Grupo Folha de Londrina, UEL FM, CBN Londrina, PIB Londrina e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. A organização é da Artis Colegium Associação Cultural, com coordenação geral da pianista Irina Ratcheva.

Quermesse

A tradicional Quermesse do Santuário, realizada desde o primeiro dia de fundação da capelinha, em 1940, continua sendo uma das principais atrações da comunidade. E será realizada no sábado, a partir das 16h até 21h. No salão, haverá praça de alimentação com venda de pastel, coxinha e refrigerante, além de feira de artesanato com empreendedores locais do Bazar da Madre.

Livro

No dia 14 de dezembro, o jornalista Fábio Luporini lança o livro que conta a história do Santuário, desde que foi inaugurada a capelinha, em 1940. São mais de 80 anos registrados em narrativas que contam personagens e fatos, acontecimentos e conquistas do Santuário. “Garimpamos as histórias com entrevistas de pioneiros ainda vivos, além de pesquisa em jornais e documentos da época. O livro ficou lindo porque é um retrato de uma comunidade, de um pedaço da história de Londrina”, ressalta o jornalista Fábio Luporini.

Novena

No dia seguinte ao lançamento do livro, em 15 de dezembro, o Santuário inicia a tradicional Novena de Natal, sempre às 18h30 aos sábados e domingos e às 19h30 durante a semana. “Como o Santuário tem uma dimensão Arquidiocesana, nós convidamos todas as pessoas a virem rezar conosco a novena de Natal”, convida o padre Rodolfo. Após as orações, também haverá venda de itens gastronômicos e itens religiosos no bazar, para que as pessoas possam permanecer por ali e conviver umas com as outras.

Santuário Nossa Senhora Aparecida

FOTO: Fábio Alcover/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.