#Compartilhe

No sábado, 24 de setembro, a Província Eclesiástica de Londrina reuniu cerca de 130 pessoas, entre bispos, padres, diáconos, religiosos, seminaristas e leigos, das Dioceses de Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Arquidiocese de Londrina para a 42ª Assembleia do Povo de Deus do Paraná, realizada pela segunda vez nas províncias eclesiásticas. A assembleia foi realizada simultaneamente nas outras três províncias do Paraná: Cascavel, Curitiba e Maringá. Na pauta do encontro: como fortalecer as comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à vida cristã na cultura urbana. A ideia foi indicar aquilo que deve ser prioridade na evangelização na Igreja no Paraná. A assembleia foi assessorada por dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2.

Reunidos em grupos, os participantes debateram sobre a evangelização e a realidade das comunidades. A partir disso, elaboraram duas propostas para serem implementadas no plano de evangelização do Regional Sul 2 da CNBB. Ao final da assembleia a Província Eclesiástica de Londrina aprovou duas propostas, dentre as tantas elaboradas pelos grupos: 1) “retomar e aprofundar o processo de Iniciação à Vida Cristã no diálogo com todas as categorias de vida eclesiais”; e 2) “destacar o protagonismo juvenil compreendendo os diversos perfis de juventude e evangelizá-los de acordo com a realidade deles”.

Além das propostas, a assembleia elaborou também um plano de ação para que elas sejam executadas. Sobre a iniciação a vida cristã, a sugestão é “promover processos de iniciação à vida cristã com todos os agentes paroquiais, diocesanos e provinciais com ações comuns e materiais para uma nova eclesiologia de comunhão”. No que diz respeito aos jovens a proposta de ação é “articular um processo de IVC que contemple a evangelização dos jovens em todos as suas expressões (inclusive, pastorais, movimentos e organismos), com metodologia catecumenal, a partir da linguagem urbana do tempo atual”.

“Penso que o caminho é exatamente esse”, destacou dom Carlos José de Oliveira, bispo referencial da Província Eclesiástica de Londrina. “Fiquei muito feliz com a escolha das propostas: reforçar a Iniciação à vida cristã, batermos nesta tecla como a grande possibilidade de evangelização no mundo atual, numa cultura urbana, e pensando logicamente nos jovens, que são presença e futuro da humanidade e da Igreja.”

O coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, padre Alexandre Alves dos Anjos, afirmou que avalia muito positivamente a participação da sua província. “A assembleia mostrou-se com uma força muito grande, com uma vontade muito grande não só de fazer coisas, mas de desenvolver processos no caminho sinodal que nos está sendo proposto. Às vezes, podemos cometer o erro de, simplesmente, construir uma pastoral de eventos. Então, é preciso estabelecer processos que possam levar o povo ao conhecimento de Jesus”, disse padre Alexandre.  

Padre Anderson Candido Bento, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Apucarana, fala da escuta à voz do povo de Deus, que traz em si uma sabedoria muito simples, mas também muito prática. “Nós enquanto pastores não podemos nos descuidar da importância e da opinião do nosso povo, que, mais que mera opinião, é de fato uma moção do Espírito Santo, é um movimento da graça de Deus que atua no coração e na missão de cada um dos fiéis batizados. Aqui nós fizemos uma experiência sinodal, que o Papa Francisco tanto tem insistido para a Igreja nos nossos dias. Percebemos uma riqueza de propostas, de sugestões, e cada proposta vai enriquecendo o conjunto da reflexão… a escuta ao povo de Deus faz com que essa teologia seja de fato mais próxima das realidades das nossas comunidades”, finaliza padre Anderson.

Padre Rafael Direito, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Cornélio Procópio, destaca que na assembleia não apenas se chega a uma proposta comum, mas também as lideranças assumem um compromisso comum. “Esta assembleia do regional não é só pensarmos juntos estruturas de evangelização, mas nos comprometermos em comum, participarmos dos processos de decisão e de fato nos comprometermos a trabalhar juntos e isso pode ser sentido hoje na nossa assembleia.”

“Eu acho que isso é ser Igreja”, continua padre Rafael. “A Igreja não é só celebração, a Igreja não é só ritualidade, a Igreja não é só instituição. Mas a raiz da palavra Igreja é assembleia, portanto em comunhão, participação e missão, somos todos nós juntos, cada um evidentemente na sua função, como bispo, como padre, como diácono, como leigo, leiga, coordenador de movimento, de pastoral, mas cada um sendo corresponsável por uma missão na Igreja.”

Encaminhamentos

Após essa assembleia, as propostas elencadas pela província serão encaminhadas para uma reunião no Regional Sul 2, nos dias 3 e 4 de outubro, ali será feita uma síntese única das quatro assembleias e será escolhida uma proposta pastoral para ser assumida em nível regional. A Província Eclesiástica de Londrina será representada na reunião pelo padre Anderson Cândido Bento, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Apucarana.

“Essa síntese posteriormente vai ser apresentada aos bispos, ao conselho da Ação Evangelizadora do nosso Regional Sul 2, para que dessa maneira se pense um novo Plano de Ação Evangelizadora, novas diretrizes que possam colaborar com a missão, com o anúncio do reino no nosso estado do Paraná”, explica padre Anderson.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Fotos: Guto Honjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.