O Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, localizado na Vila Nova de Londrina, está sendo preparado para a Festa da Padroeira 2022, no dia 12 de outubro, data dedicada à padroeira do Brasil. Neste ano, de modo particular, com o encerramento do Ano Jubilar, período de comemorações do Jubileu de Platina (70 anos como paróquia) e Jubileu de Prata (25 anos como Santuário). Além disso, será a primeira vez que, após o início da pandemia do coronavírus, a festividade será realizada sem restrições de público. A expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas durante o dia, entre as missas e as atividades.

“Muitas pessoas vêm para as celebrações, algumas em peregrinação de diversos lugares do estado. Outras, passam pelo Santuário para acenderem uma vela ou para visitarem a Sala de Promessas. A fé e a devoção do povo a Nossa Senhora Aparecida são muito grandes, é um fenômeno cultural e religioso”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. De acordo com ele, aproveitando a possibilidade de público grande, as pastorais sociais do Santuário estão pedindo que cada fiel leve 1 kg de alimento não perecível, que serão doados para entidades assistenciais.

Neste ano, o tema é “Maria, educadora e missionária”. A primeira atividade será a abertura das festividades, no dia 1º de outubro, com peregrinação da Pastoral Familiar e uma missa celebrada pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, às 18h30. A partir do dia 2 até o dia 10, será realizada a tradicional novena à padroeira, com missas sempre às 7h e às 19h (às 18h30 no sábado e domingo) e, especificamente no dia 2, uma missa a mais, às 16h, celebrada pelo novo bispo de Cornélio Procópio, dom Marcos José.

Novamente, neste ano, a tradicional bênção de carros, que era realizada no dia 12, será transformada numa carreata seguida de bênçãos, no domingo, dia 9 de outubro. Às 9h haverá missa com o arcebispo dom Geremias Steinmetz. Logo em seguida, uma carreata sai do local percorrendo as ruas da cidade até chegar ao Santuário, momento em que se inicia a bênção de carros. A bênção será realizada até não haver mais veículos a serem abençoados.

No dia 11, será celebrada a já tradicional Véspera Solene, também com a presença do arcebispo dom Geremias. Desta vez, a celebração será marcada pela troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma prática que já é realizada anualmente no Santuário Nacional de Aparecida foi incorporada no Santuário em Londrina no ano passado: a cada ano, uma família da comunidade doa o novo manto à imagem, permanecendo com ele ao longo dos próximos 12 meses.

Quermesse

Para relembrar os primórdios do Santuário, a comunidade realizará quermesses nos finais de semana anteriores à Festa da Padroeira,  nos dias 1º e 2 de outubro e nos dias 8 e 9 de outubro, com barraquinhas de alimentos e, ao menos num deles, atrações musicais. “É uma oportunidade para as pessoas conviverem, para virem à missa e se congregarem, o que acontecia muito antigamente”, avalia o padre Rodolfo.

Dia 12

A programação do dia 12 de outubro terá início à 00h, com a oração do terço dos homens. Depois, haverá missas às 5h, 7h, 9h, 10h30, 13h30, 15h e 17h. Às 12h, haverá a consagração às crianças. E, sem as restrições de público impostas pela pandemia do coronavírus, estão de volta a procissão luminosa e a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, logo após a celebração das 17h. “Neste ano, os fiéis poderão participar de todos esses momentos”, diz o padre Rodolfo.

01/10
18h30 – Abertura: Peregrinação da Pastoral Familiar com missa celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz

Novena a Nossa Senhora Aparecida

De 2 a 10/10 – Missas sempre a partir das 7h e das 19h (às 18h30 no sábado e domingo)