Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, o arcebispo dom Geremias Steinmetz fez visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Alvorada do Sul. Seguindo o cronograma, essa é a nona cidade visitada neste ano pelo arcebispo, que, até o fim de 2022 pretende percorrer todas as cidades da arquidiocese fora de Londrina. Ano que vem, é a vez das paróquias de Londrina.

Ao longo dos três dias, o arcebispo esteve perto dos fiéis de Alvorada, acompanhado do aspirante ao diaconato permanente, José Garcia Junior. Em uma extensa programação, esteve nos poderes públicos municipais, Prefeitura e Câmara, escolas e APAE (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), sindicato rural e Emater, cooperativa, empresa, asilo, visitou doentes, idosos e a comunidade.  Um momento de reapresentar e confirmar na fé aquela porção do povo de Deus.

Como preparação para a visita do bispo, toda comunidade se uniu em oração. “O resultado pudemos perceber em todos os ambientes que passamos, desde encontros com os paroquianos, visitas as capelas, mas também em instituição públicas e privadas, onde temos muitos católicos trabalhando e que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais e se aproximar do nosso arcebispo”, destaca Junior.

Por onde passou, dom Geremias reforçou o papel fundamental dos leigos na sociedade, dedicando a sua vida a construir o município de Alvorada do Sul com seu testemunho cristão.  “Tendo fé, se dedicam, e dedicam a sua ética, dedicam seus talentos, dedicam todo o seu amor para ajudar a construir um mundo melhor para todos, através do trabalho, das empresas, das administrações, administrações públicas do município”, falou o arcebispo.

Dom Geremias destacou que é através da atuação do leigo no seu dia a dia, no seu local de trabalho, na sua família, no seu círculo social, que a Igreja continua testemunhando a misericórdia de Deus no mundo. “É assim que Deus quer nos alcançar e alcançar tantas pessoas distantes muitas vezes, mas que Ele quer alcançar através dos testemunhos dos cristãos que lá estão”, destacou o arcebispo na homilia da missa de encerramento da visita, no dia 10, concelebrada pelo pároco padre Antônio Acir Squarcini.

Repetindo a frase de São Paulo VI tantas vezes proferida na visita, dom Geremias lembrou aos leigos que eles são “o coração do mundo no coração da Igreja e o coração da Igreja no coração do mundo”. Ou seja, são os leigos que levam as grandes questões com as quais a Igreja se preocupa para influenciar a sociedade, principalmente com seu jeito de ser e agir, colocando à disposição os seus talentos e o seu amor; e também levam as questões que preocupam a sociedade para o interior da Igreja. “Para que haja de fato uma interatividade, para que haja quase uma transformação poderíamos dizer assim, e o Evangelho ser colocado como semente nas muitas culturas, nos muitos espaços, que tantas vezes precisam da presença do Evangelho, que sejam levados pela força do testemunho.”

Usando uma expressão do apóstolo São Paulo no discurso aos atenienses (cf. At 17,27), o arcebispo agradeceu pelo bonito trabalho da visita pastoral realizado em Alvorada do Sul, em que ele pode, mesmo que “às apalpadelas”, sentir a vida das pessoas de fé da comunidade. E finalizou pedindo que os fiéis continuem rezando por ele.

Para a comunidade, a presença de dom Geremias também foi muito especial, conta o futuro diácono. “Ele nos trouxe além da Palavra, a presença de Cristo no nosso meio. Esteve presente nos locais onde temos dificuldade de chegar. E foi recebido com muita alegria e respeito em todos os lugares que passou.”

Um momento que ficará na memória dos fiéis de Alvorada do Sul, “marcado como a presença do Bom Pastor no nosso meio, conhecendo nossa realidade, nossos problemas e dificuldades, mas também nossa história, projetos e sonhos. Uma verdadeira Igreja em saída que vai ao meio do povo, escutar, partilhar e viver junto com a comunidade”, destaca Junior. Na visita que dom Geremias fez ao hospital municipal, abençoou uma senhora de 111 anos.

“Me chamou muito a atenção nas visitas que acompanhei, a sabedoria que dom Geremias tem para trabalhar com as crianças. Quando começava a falar, todas crianças silenciavam e prestavam a atenção nas palavras dele, e também o amor e carinho que ele tratou os mais necessitados, aqueles que precisam de uma ajuda e esperança”, finaliza.

A próxima visita pastoral de dom Geremias será nesta semana, dias 15, 16 e 17 de setembro à Paróquia São João Batista de Bela Vista do Paraíso.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana