No sábado, 27 de agosto, 30 esposas de diáconos permanentes da Arquidiocese de Londrina participaram de um retiro no Santuário Eucarístico Mariano voltado especificamente para a sua formação. O encontro foi assessorado pela Irmã Neiva Maria Fiorentin, que falou às mulheres a partir da passagem das Bodas de Caná. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz.
Há mais de 20 anos, quando iniciou o trabalho da Escola Diaconal Santo Estêvão, onde são formados os diáconos da Arquidiocese de Londrina, são realizadas formações paras as esposas. Hoje são 74 mulheres e em outubro mais 17 se juntam ao grupo com a ordenação de 17 novos diáconos.
Em entrevista à Rádio Alvorada, irmã Neiva explicou a importante vocação que as esposas dos diáconos têm. “Ela não apenas vai permitir que o marido seja ordenado diácono, mas vai assumir junto. Então ela não é apêndice nessa caminhada. Elas não ficam na sombra, elas estão ao lado, ajudando, amparando essa nobre missão na Igreja”, destaca a irmã. “A pessoa da esposa é aquela que ajuda na santificação, não só da família, mas no ministério que o esposo tem como diácono e numa questão muito prática do testemunho, do apoio, do estar junto… É todo um complexo e se ela viver junto, e com certeza vive essa dimensão sacramental no caminho de santificação recíproca, darão na Igreja um testemunho muito forte para a comunidade cristã”, finaliza a irmã.
Pascom Arquidiocesana
Fotos: Paulo Henrique Bonatti