Nos dias 11 e 12 de agosto, o arcebispo dom Geremias Steinmetz realizou sua visita pastoral à Paróquia São João Batista de Florestópolis. Essa foi a sexta visita pastoral do arcebispo neste ano. Outras sete cidades ainda serão visitadas em 2022, entre elas Prado Ferreira e Miraselva nos dias 18 e 19 de agosto.

A visita a Florestópolis foi planejada a princípio para três dias, mas adaptada a dois por causa da ordenação episcopal do dom Marcos José dos Santos no dia 13 de agosto. Entre os locais visitados estão escola, câmara e prefeitura, hospital, posto de saúde, Centro de Convivência de Idosos e assentamento, além de encontros e celebrações com a comunidade paroquial.

“Uma visita pastoral profunda, apesar do tempo, que não pudemos encontrar mais as nossas lideranças, para instaurarmos um diálogo mais profundo com relação à Igreja em si, mas valeu a pena ter estado aqui e ter podido ver tantas coisas bonitas que acontecem nesta cidade, que acontecem nesta paróquia que acontecem inspirados pela fé, inspirados pelo Evangelho. E que acontecem, sobretudo, inspirados no seguimento do nosso Senhor Jesus Cristo”, descreveu dom Geremias na homilia da missa de encerramento no dia 12.

O pároco, padre Manuel Joaquim dos Santos, destacou a importância da visita pastoral: o povo aguarda a visita do pastor para um contato pessoal. “Para as pessoas, essa proximidade do bispo tem essa dimensão eclesiológica teológica de confirmar a sua convicção, a sua fé. O bispo não é um detalhe.” Por isso a Igreja, nos séculos passados, percebendo o papel fundamental que a presença do bispo exerce no crescimento da fé das pessoas, instituiu a obrigatoriedade da visita pastoral, explica o pároco.

Nesses dias, dom Geremias pode perceber também como os leigos estão atuantes nos mais diversos setores da sociedade, uma realidade principalmente de cidades e paróquias de interior. “Os católicos estão presentes na administração municipal, na direção das escolas, são professores, psicólogos, assistentes sociais, ou seja, têm cargos de responsabilidades dentro da cidade, isso é uma coisa muito boa”, destaca o padre.

Nesse sentido, dom Geremias lembra o ensinamento do Papa São Paulo VI, após o Concílio Vaticano II: os leigos são a Igreja no coração do mundo e o mundo no coração da Igreja. “Significa que aqui vocês se abastecem na vossa fé”, falou dom Geremias ao povo – “vocês se abastecem no conhecimento de Jesus Cristo e lá fora no vosso trabalho, na vossa família e no meio desta comunidade, deste povo que aqui vive, até mesmo os que não acreditam em Jesus Cristo, aqueles até que sejam ateus, ou aqueles que não são exatamente católicos, para que possam perceber a vida autêntica que um discípulo de Jesus Cristo deve testemunhar. A Igreja para fora é um testemunho desta comunidade de discípulos que nós encontramos nesta cidade”, finaliza o arcebispo.

Berço da Pastoral da Criança

A cidade de Florestópolis é considerada o berço da Pastoral da Criança, fundada em 1983 pela médica Zilda Arns e o arcebispo dom Geraldo Majella. Hoje a pastoral é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presente em todos os estados brasileiros e em 11 países.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana