#Compartilhe

Em maio iniciou o Ano das Vocações Maristas, um período voltado à aproximação e afirmação do compromisso com uma vida amorosa, caridosa e misericordiosa entre Leigos e Irmãos

Inspirado no legado de Marcelino Champagnat, o Ano das Vocações Maristas, que acontece entre 20 de maio de 2022 e 6 de junho de 2023, é um convite para que diversas comunidades possam se aproximar e afirmar seu compromisso com uma vida repleta de amor e comunhão, formando uma família global. A iniciativa – realização do Brasil Marista, por meio da União Marista do Brasil (Umbrasil) e do Instituto Marista – é dedicada a cuidar e gerar novos Maristas, Irmãos ou Leigos. E coincide com o 200º aniversário do renascimento do instituto, trazendo a necessidade de tocar a sociedade atual com fé e confiança em Deus e em Maria.

Conforme explica o diretor executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), José Leão, durante o Ano das Vocações Maristas, serão trabalhadas inúmeras ações de fortalecimento da identidade e do carisma vocacional, com foco, principalmente, nas novas gerações. “O chamado a uma vida consagrada é, também, uma oportunidade para que Irmãos e Leigos redescubram a paixão Marista original, refletindo, celebrando e compartilhando sua própria trajetória de vocação para que a chama da vida em plenitude com Deus seja despertada nos jovens e nas coletividades a que pertencem”, ressalta.

Segundo o Irmão Marista Natalino Guilherme de Souza, a ideia é aproximar pessoas de uma vida que se coloca a serviço do bem-estar social. “O mundo é muito diverso e maravilhoso, e nos convida, diariamente, a reforçar nossos valores. Sendo assim, o Ano das Vocações Maristas é um momento para estimularmos, com força e entusiasmo, a renovação da cultura vocacional”, reflete.

Precisamos de mais irmãos

Marcelino Champagnat reconheceu, há dois séculos, que a comunidade Marista precisa, sempre e cada vez mais, de novos Irmãos e Leigos. Afinal, a vocação é a resposta de Deus frente à ausência de fraternidade no mundo, uma ferida que, na realidade atual, cresce profundamente. “Diante desse cenário, devemos investir, assim como fiz, há quase 20 anos, na vocação, que é uma grande força de convicção, gradativamente reforçada e alimentada por uma espiritualidade sólida, com um desejo contínuo de aprender e servir, esperançado pela fé que nos acompanha ”, afirma Souza.

Como o objetivo central neste ano é promover a vocação em membros das novas gerações, ajudando-os a descobrir o significado da vida preenchida com amor, compaixão e misericórdia, a congregação Marista convoca Irmãos e Leigos a inspirar a juventude, tornando visíveis o carisma e a fé vocacional. Para isso, serão realizadas atividades de cuidado e estímulo à espiritualidade, como programas regionais para animadores da formação vocacional, liturgias, retiros, fóruns, webinars e encontros para compartilhamento de vivências. Todas essas ações, encabeçadas por quase 3 mil Irmãos, espalhados pelos cinco continentes, irão revisitar a história e a herança Marista, valorizando os princípios que alimentam a paixão original e aprofundando a sensação e a mentalidade de pertencimento a uma grande família global.

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.

Província Marista Brasil Centro Sul

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.