#Compartilhe
“O tempo de visita pastoral é uma injeção de ânimo na comunidade, para que continuem tantos processos bonitos e, se for o caso, criem outros meios para que a evangelização continue.” Dom Geremias (Foto Tiago Queiroz)

O arcebispo dom Geremias Steinmetz iniciou, na última semana, sua visita pastoral à cidade de Ibiporã. A visita será realizada em três etapas: durante três finais de semana o arcebispo percorrerá o território das paróquias da cidade: Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora das Graças e São Rafael, visitando também instituições civis de Ibiporã. Nos dias 12, 13 e 14; 19, 20 e 21; e 26, 27 e 28 de maio.

Dom Geremias abriu a visita no dia 12, marcando presença na prefeitura, acompanhado dos párocos José Luiz Primão, Paulo Ricardo Batista e Regan Gomes. Durante o dia também visitou APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã), o Fórum, o Frigorífico Rainha da Paz e celebrou a Santa Missa com os idosos e profissionais do Lar Padre Leone, administrado pelas Irmãs Servas da Caridade.

À noite o arcebispo presidiu a Santa Missa na Capela Nossa Senhora de Guadalupe, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, concelebrada pelo pároco padre José Luiz Primão. A celebração é realizada mensalmente no dia 12 em honra à padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, comemorada no dia 12 de dezembro. Antes da missa, a comunidade rezou um terço luminoso.

Na homilia, o arcebispo explicou sobre a visita pastoral e a sua presença em Ibiporã nestes dias. “O tempo de visita pastoral é uma injeção de ânimo na comunidade, para que continuem tantos processos bonitos e, se for o caso, criem outros meios para que a evangelização continue.” Dom Geremias falou sobre o que ele chama de “musculatura da fé”. Assim como o corpo humano, se não exercitamos a nossa fé, ela vai ficando fraca, perdendo sua musculatura. “Muita gente perdeu a musculatura da fé [nesses tempos de pandemia]. Assim passamos um período difícil e agora temos que recuperar… Que o Senhor ressuscitado e o Espírito Santo nos animem que possamos reconstruir essa musculatura da fé.”

Quem é Jesus para você?
Na homilia, dom Geremias também falou sobre a importância de se ter uma experiência pessoal com Jesus. Diferentemente de um assunto sobre o qual se possa estudar para fazer uma palestra, não é possível falar sobre Jesus sem ter feito antes uma experiência pessoal com Ele. Quem é Jesus para você? Indagou o arcebispo. “Digamos que vocês me peçam para daqui uma hora uma palestra sobre a Austrália. Mesmo nunca tendo ido pra Austrália, se tiver um bom ponto de internet, daqui uma hora eu faço uma palestra sobre a Austrália. Mas de Jesus a gente não vai falar simplesmente por ter ouvido falar, mas com experiência própria.”

Este é também um dos objetivos da visita pastoral, reapresentar a fé e reavivar as experiências do povo de Deus. “A Igreja é convidada a continuar a missão evangelizadora. Nas paróquias temos celebrações, pregações, catequese, Dia da Palavra, grupos de reflexão, coisas que nos motivam a renovar a nossa fé em Jesus”, concluiu o arcebispo, que ao fim da celebração pediu que os fiéis rezassem pela sua visita pastoral.

A Igreja é convidada a continuar a missão evangelizadora. Nas paróquias temos celebrações, pregações, catequese, Dia da Palavra, grupos de reflexão, coisas que nos motivam a renovar a nossa fé em Jesus”

Dom Geremias Steinmetz

Segundo dia de visita
O segundo dia de visita, nesta sexta-feira, 13 de maio, festa de Nossa Senhora de Fátima, foi marcada pela presença em instituições de educação e inclusão de Ibiporã. Logo cedo dom Geremias se reuniu com professores e estudantes da Escola Santa Marta, administrado pelas Irmãs da Congregação de Santa Marta.

Depois de uma bênção aos alunos e professores reunidos no pátio, o arcebispo conversou com um grupo de estudantes e profissionais do colégio, que se apresentaram e fizeram perguntas ao arcebispo. Dom Geremias falou sobre a importância da família e da fé e destacou o dia de Nossa Senhora de Fátima. Nossa Senhora apareceu a três crianças e elas transmitiram a mensagem aos outros. E a mensagem de Fátima chegou ao mundo inteiro. “Assim como eles somos chamados a ser discípulos”, destacou o arcebispo.

No fim da manhã, dom Geremias almoçou com os funcionários das paróquias Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora das Graças. À tarde, visitou CADEVI (Centro de Atendimento ao Deficiente Visual), CAESMI (Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Nos dois centros, o arcebispo conversou com alunos e professores sobre a realidade das pessoas que têm algum tipo de deficiência e a importância do trabalho de inclusão na sociedade. Ouviu testemunhos e levou uma mensagem sobre Jesus. “Quando Jesus curou o cego, Ele falou: ‘você está curado!’ e o cego jogou seu manto e saiu caminhando. Isso significa que ele jogou fora o preconceito que ele tinha consigo mesmo e que os outros tinham e se colocou a trabalho. Jogar fora tantas coisas que nos amarram mais do que a cegueira”, disse dom Geremias que, na oração, pediu a Deus a força necessária para o trabalho bonito desenvolvido ali.

Encerrando o dia, o arcebispo celebrou a Santa Missa em honra a Nossa Senhora de Fátima na capela dedicada a ela, da Paróquia Nossa Senhora da Paz. Foi a primeira vez que dom Geremias esteve na comunidade. A missa foi concelebrada pelo pároco padre José Luiz Primão. Refletindo sobre o evangelho do dia, dom Geremias destacou que, reunidos em comunidade, fazemos parte da família de Jesus, da qual Maria é a mãe, deixada por Jesus na cruz. Assim como o evangelista destacou na passagem: minha mãe e minha família são aqueles que fazem a vontade de meu Pai.

Terceiro dia
A primeira etapa da visita concluiu no sábado, 14 de maio. Logo cedo, o arcebispo se reuniu com professores e profissionais liberais no auditório da Paróquia Nossa Senhora da Paz para uma conversa sobre educação. Dom Geremias abordou a temática da Campanha da Fraternidade deste ano a partir do texto bíblico da Mulher Pecadora. Ouviu também a partilha e os questionamentos dos professores, tanto sobre a educação regular quanto sobre o atendimento a estudantes deficientes.

Ainda no último dia de visita, o arcebispo celebrou a Santa Missa com os padres do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), fez palestra sobre liturgia para lideranças e celebrou a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Paz com a comunidade, encerrando a primeira etapa da visita.

Na semana que vem, dias 19, 20 e 21, o arcebispo estará no território da Paróquia São Rafael.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Prefeitura de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
APAE de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
Fórum de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
Asilo Pe. Leone de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
Rainha da Paz Frigorífico de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
Capela Nossa Senhora de Guadalupe (foto Tiago Queiroz)
Rádio Alternativa de Ibiporã (foto Michael Moreto)
Escola Santa Marta de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
CADEV de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
CAESMI de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
UPA 24h de Ibiporã (foto Tiago Queiroz)
Capela Nossa Senhora de Fátima (foto Tiago Queiroz)
Momento com professores e profissionais liberais (foto Tiago Queiroz)
Missa com os padres do PIME (foto Tiago Queiroz)
Momento da Liturgia (foto Tiago Queiroz)
Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Paz (foto Juliana Mastelini Moyses)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.