O primeiro dos mandamentos consiste em “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Cumprir esse mandamento implica reconhecermos, adorarmos, amarmos, e servirmos a Ele como nosso único Senhor. Isso se realiza em nós mediante o autêntico exercício de dois cultos, um interno e outro externo.

O culto interno é caracterizado pelo exercício das faculdades da alma, a inteligência e a vontade. A inteligência presta um autêntico culto a Deus quando busca, investiga e se deleita na verdade. O mesmo se dá com a prática do Bem, objeto da vontade. Já o culto externo é caracterizado pelo reto ordenamento dos recursos materiais que dispomos, bem como o ordenamento de nossos atos.

Assim sendo, não podemos falar propriamente de amor a Deus sem a conjunta realidade desses dois cultos. A adoração interior ausente de uma conduta externa correspondente depõe contra a própria estrutura da realidade e por isso introduz um elemento de falsidade àquilo que fazemos. Do mesmo modo, o culto externo, privado de um verdadeiro culto da alma está também privado de vida.

O reto ordenamento dos cultos externo e interno é o cumprimento do primeiro mandamento, ao passo que a Idolatria, a superstição, o sacrilégio e a heresia (expressões de atentados contra o mandamento em questão) exprimem, de modo geral, o mal ordenamento e a desarmonia entre os referidos cultos.

E quanto a tradição católica de recorrer a intercessão da Santíssima Virgem, dos santos e dos anjos? Tais práticas nos fazem incorrer em pecado contra o primeiro mandamento? Não! Quanto a isso, reiteramos o fato de que Nosso Senhor Jesus Cristo é o único mediador junto a Deus em virtude de seus próprios merecimentos e dignidade. No entanto, a bondade e a generosidade de Deus em Jesus Cristo também se exprimem no chamado que Ele faz ao ser humano para ser instrumento de sua graça e participes de sua missão redentora. Tal realidade envolve e constitui o que chamamos de “Comunhão dos Santos”, expressão do ordenamento de tudo o que existe para Deus!

Pe. Paulo Ricardo Batista
Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Ibiporã

Foto destaque: Cathopic

Lei de Deus da Revista Comunidade edição maio de 2022.
A Lei de Deus é a coluna mensal da Revista Comunidade, a revista oficial da Arquidiocese de Londrina, que tem como patrocinadores:

ALVARO TINTAS
BELLA CONFORT