#Compartilhe

ARQUIDIOCESE DE LONDRINA – PR
FORMAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS
Dia 30 de Abril de 2022

A palavra “querigma” tem sua raiz relacionada com os arautos reais – os “quérix” –, homens que percorriam os reinos proclamando as notícias relacionadas com a vida palaciana.

Na tradição cristã, a palavra querigma se tornou sinônimo do primeiro anúncio das verdades da fé. Os discípulos, após a morte de Jesus, saíram pelas cidades e povoados anunciando o querigma do Reino de Deus, que, nas Escrituras, é assim resumido: “Jesus de Nazaré foi morto, ressuscitado e exaltado à direita de Deus Pai”.

Essa afirmação é o centro da fé cristã. Entre os apóstolos, São Paulo é muitas vezes chamado de grande missionário querigmático, já que ele soube mais do que ninguém propor as bases do Evangelho e o nome de Jesus para muitos povos e muitas culturas diferentes. O querigma cristão consiste na apresentação de Jesus com seus três grandes títulos: Salvador, Senhor e Messias.

Todos os que desejam seguir Jesus Cristo passam, necessariamente, pelo anúncio primeiro da fé, pelo despertar do amor a Jesus Cristo. O querigma é, então, o primeiro anúncio do Evangelho para aquelas pessoas que ainda não conhecem Jesus Cristo. A palavra anunciada não é uma teoria. É a Boa Notícia que revela o amor de Deus pela humanidade na entrega de seu Filho Jesus.

A verdadeira evangelização começa com o querigma, que dá vida nova, experiência de fé, Boa-Nova e poder do espírito. Só os que são enviados têm autoridade para anunciar o querigma. A evangelização tem um processo próprio que não se deve inverter, sob pena de perder a força intrínseca da Palavra de Deus: primeiro, deve-se apresentar Jesus, centro e base da Boa-Nova; depois, e somente depois, é que se devem expor as verdades, leis e exigências desse Jesus.

A continuidade do anúncio querigmático é a catequese. O querigma inaugura a experiência da fé; a catequese sedimenta esse amor, primeiro por meio do desenvolvimento das verdades e doutrinas e da adesão contínua ao projeto de Jesus. Ainda que sejam interdependentes, pois são formas de evangelização essenciais para a vida do cristianismo, o anúncio inicial e a catequese são modos distintos de inserir o cristão no seguimento de Jesus Cristo. Ambas as ações são necessárias e delas resulta o verdadeiro espírito missionário, que movimenta nossa Igreja.

Qual a diferença entre querigma e catequese ?

Este dois aspectos são interdependentes mas são diferentes.

Evangelização como um todo é rica e tem três aspectos:

1. Profética: Palavra proclamada. O Anúncio verbal da Boa Nova. Todo anúncio através da Palavra que faz a Igreja, entra na área de evangelização profética. Toda a Palavra proclamada, toda palestra que damos com o objetivo de que conheçam e aceitem Jesus é EVANGELIZAÇÃO PROFÉTICA.

2. Sacerdotal: Palavra celebrada. A forma mais bela que encontramos na evangelização sacerdotal está na Liturgia Eucarística, onde está presente dois tipos de evangelização: profética e sacerdotal

Ela é profética na liturgia da Palavra, é a primeira parte da celebração eucarística. proclama-se a Palavra através do Evangelho, as cartas Paulinas, leituras do A.T.

A segunda parte da Eucaristia, forma a liturgia celebrada, a liturgia da Palavra celebrada, vivida. Celebra-se a Palavra e realiza-se um memorial da Palavra. O memorial mais bonito por excelência que temos na Eucaristia, onde se apresenta e se faz presente Jesus, vivo no Sacramento da Eucaristia.

3. Régia: Palavra vivida. É a Palavra que se faz vida. É a palavra que eu vivo, é instaurar o Reino de Deus. Viver a Palavra de Deus, é instaurar o Reino, onde a Palavra de Deus transforma minha vida, minha sociedade, meu mundo econômico, político, social, financeiro, cultural, educacional etc. Na evangelização a Palavra é vivida, é a instauração do Reino em nós.

1. Evangelização Profética:

– Querigma
– Catequese

Este dois aspectos são interdependentes mas são diferentes. Ambas as formas constituem a evangelização profética. Não podemos ficar somente com a evangelização querigmática, nem dividir e só ficar com a catequese.

Não podemos dividí-las, nem separá-las, uma pressupõe a outra, não podemos dar uma só coisa.

A proclamação querigmática nos leva à catequese como conseqüência, e esta não pode ser dada sem antes assentar a base da proclamação querigmática primeiramente.

A proclamação querigmática é o primeiro anúncio de Jesus, é a primeira mensagem; a Boa Nova de Jesus. O querigma é o forte badalo do sino e, o ressoar que vem depois é a catequese.

A catequese é o ensino progressivo da fé. Deverá ser um ensino constante, seguindo uma seqüência progressiva.

– Querigma – primeiro anúncio da Boa Nova

– Catequese – ensino sistemático da fé.

– Pelo querigma eu levo o evangelizado a nascer para a fé (Nicodemos)

– Pela catequese eu levo o evangelizado a crescer na fé.

2. Conteúdo do Querigma – As oito metas do Querigma:

Experiência do amor de Deus:O Evangelizador deverá ter uma experiência do amor de Deus. Mais do que falar sobre a manifestação do amor de Deus ao povo de Israel ou ao homem através de Jesus, tenho que levá-lo a ter uma experiência do amor de Deus.Nós, os pregadores corremos um perigo – gostamos muito de falar e esse é um dos defeitos maiores do pregador.

Geralmente o pregador gosta muito de falar do amor de Deus, isto é muito bom porque através da palavra, da palestra, da comunicação, estamos apresentando Jesus vivo que experimentei e experimento, mas se eu, como pregador, não levo você que está me escutando a ter sua própria experiência do amor de Deus, não estarei cumprindo minha meta e não estará completa a proclamação querigmática. Mais que falar do amor de Deus é levar o evangelizado a ter uma experiência, que se sinta amado e que o viva e o experimente.

2° Consciência do pecado perante Deus: É muito importante que o evangelizado reconheça-se pecador. Se a pessoa não se sente enferma, se não sente nenhuma dor, se está muito bem, para que lhe serve um médico?

A pessoa necessita conscientizar-se que está enferma e que precisa de ajuda.

Muito mais importante é levar o evangelizado a sentir a necessidade de Deus do que lhe falar do pecado, que ele se conheça pecador, reconheça-se necessitado.

3° Encontro pessoal com Jesus: Muito mais que falar de Jesus, mais que explicar como foi e em que consistiu a morte de Jesus, mais que comprovar que Jesus ressuscitou, mais do que oferecer provas de que Jesus está vivo, mais do que explicar teologicamente nossa salvação por Jesus e em Jesus, o evangelizador deve levar o evangelizado a ter um encontro pessoal com Jesus.

Assim aconteceu com Tomé. Os Apóstolos falaram que Jesus esteve com eles, que havia ressuscitado, mas Tomé não acreditou. E tudo que eles disseram não convenceu a Tomé de que Jesus esteve com eles, mas quando Tomé encontrou-se com Jesus e pode tocá-Lo, apalpá-Lo, quando ele experimentou, ele se convenceu

4° Ato de fé: Levar o evangelizado a dar um passo de fé, um ato de que crê em Jesus, um ato que o leve a depender, de buscar, de confiar somente em Deus.

Levá-lo a um momento de conversão, a um desejo profundo de mudança, a um desejo de trocar sua vida pela vida de Jesus.

5° Aceitar Jesus: “Eis que eu estou à porta e bato. Se alguém escuta minha voz e me abre eu entrarei e cearei com ele” (Ap 3, 20).

A porta do nosso coração não tem fechadura por fora, o nosso coração abre-se por dentro. Uma das metas então, é levar o evangelizado a proclamar não somente com a boca, mas com o coração.

6° Pedir e receber o Espírito Santo: Pedir uma unção do Espírito Santo no momento em que está evangelizando, lembrar que esse é o momento em que Deus sela com o Espírito Santo, manifestando seu amor, comprovando com a presença do Espírito Santo.

7° Integrar-se à comunidade cristã: Se ao evangelizá-lo não o levo à comunidade, todo o meu esforço, todo o meu trabalho foi inútil porque estou anunciando a vida nova e a vida nova tem que conseguir em plenitude; essa plenitude é a comunidade que pode ajudar a permanecer, a seguir amando a Jesus, a seguir deixando seduzir através de sua palavra, dos sacramentos, através de sua Igreja e através dos irmãos.

8° Transformação de vida: É necessário que o evangelizado compreenda que a sua vida deve tomar outro rumo, deve ajustar-se a vida de Jesus. Ele deve ser estimulado, motivado a empreender um caminho de retorno.

3. O efeito do querigma no evangelizado:

-Lc 24, 13 – Os discípulos de Emaús caminharam muito tempo sem compreender as conseqüências do sacrifício de Jesus para suas vidas. Porém, quando Jesus se apresentou a eles, vivo, ressuscitado, seus corações arderam de felicidade, e eles desejaram estar com Jesus para sempre. E toda a sua vida e acontecimentos foram iluminados pela Ressurreição. Tudo tomou nova luz. E eles então não se contiveram tornaram-se anunciadores de Jesus.

a. Abrem-se os olhos
b. Arde o coração
c. Corre-se para anunciar aos outros

4. DICIONÁRIO BÍBLICO

Querigma é a proclamação aos homens da salvação realizada por Jesus Cristo. Seu conteúdo essencial é a ressurreição de Jesus, causa e imagem da salvação proclamada (Rm 8,29). A pregação do querigma se confunde assim com o testemunho dos apóstolos proclamando a sua experiência de Jesus Ressuscitado (At 1,22; 3,15, etc) e convidando os homens a reconhecer em Jesus aquele por quem Deus salva a humanidade. Mas o discurso querigmático vai desenvolver-se sempre mais. Os pontos essenciais desse desenvolvimento aparecem constituindo o núcleo dos chamados “Sermões dos Atos”. Esses discursos se atribuem a Pedro (2,14-39; 3,12-26; 10, 34-43, etc); A Estevão: (7,1-54); a Paulo (13,16-41; 17,22-31, etc.).

As linhas de força do Querigma apresentado por esses textos são as seguintes:

  1. É chegado o tempo do cumprimento das Escrituras;
  2. Este tempo é marcado pela vinda à Judéia de Jesus que falou aos homens e os serviu;
  3. Jesus foi morto pelos Judeus, mas o Senhor o ressuscitou;
  4. Agora exaltado, Jesus é estabelecido autor de nossa salvação e fonte do Espírito;
  5. Sua volta gloriosa há de marcar o julgamento da humanidade;
  6. Todos são portanto convidados a crer nele, a converter-se, a fim de escapar ao julgamento.
  7. Entre aqueles que já acolheram com fé a proclamação do querigma, a pregação do Evangelho se prolonga pelo ensino ou Catequese. Mostram-se, então, todas as conseqüências do ato salvador de Jesus, bem como as exigências que daí decorrem para aqueles que crêem em Cristo.

O tempo do Querigma no processo de  Iniciação á Vida Cristã

Importância do Querigma  “O critério que motivou a reflexão e redação deste Diretório encontra seu ponto fundamental nas palavras do Papa Francisco: Voltamos a descobrir que também na catequese tem um papel fundamental o primeiro anúncio ou querigma, que deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e de toda a tentativa de renovação eclesial…”(DC –Apresentação).

O que é o Querigma?

No grego Keryx = aquele que anuncia, que prega, que grita.

Kerygma = O conteúdo do anuncio, a mensagem.

Querigma e comunidades cristãs =“O anúncio deque Jesus de Nazaré é o Filho de Deus que se fez homem, morreu e ressuscitou para a salvação de todos”(CNBB, Subsídios Doutrinais 4)

Primeiro anúncio: “É o primeiro no sentido qualitativo, porque é o anuncio principal, aquele que sempre se tem que voltar a ouvir de uma forma e outra, durante a catequese em todas as suas etapas e momentos…”(EG nº 164)

Formulações diversas

– At. 2,14-39

– 1 Cor. 15,3-5 (Ver textos)

– “Querigma é o anúncio do nome, do ensinamento, da vida, das promessas, do Reino e do Mistério Pascal de Jesus de Nazaré, Filho de Deus.” (EN nº 22).

– “O Querigma é trinitário. É o fogo do Espírito que se dá sob a forma de línguas e nos faz crer em Jesus Cristo que, com a sua morte e ressurreição, nos revela e comunica a misericórdia infinita do Pai. Na boca do catequista, volta a ressoar sempre: Jesus Cristo ama-te, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar”. (cf EG nº 164).

Objetivos do primeiro anúncio:

– Despertar a fé nos ouvintes e manter a chama acesa. Provocar adesão a Jesus e seu Projeto, o Reino.

– Atualizar a irrupção do Espírito Santo de Deus que quer transformar a face da terra e converter os corações.

– Anunciar a chegada do Reino de Deus na pessoa de Jesus, realizando o ideal de justiça tão esperado pela humanidade. (Mc 1,15)

– “Dar resposta ao anseio de infinito que existe no coração humano” (cf EG nº 165)

– Ajudar a perceber que o sentido mais profundo de nossa vida está no encontro pessoal com Jesus e no seu seguimento como discípulos missionários.

Características do querigma (cf EG nº 165)

– Exprimir o amor salvífico de Deus como prévio à obrigação moral e religiosa.

– Nunca impor a verdade, mas fazer apelo à liberdade.

– Que seja pautado pela alegria, pelo estímulo, pela vitalidade e por uma integralidade harmoniosa.

– Que não se reduza à doutrinação por vezes mais filosófica que evangélica.

– Que ajude as pessoas a ter o seu encontro pessoal com Cristo, tornando-se seus discípulos missionários.

-Que desencadeie nas pessoas um caminho de formação e amadurecimento na fé.

Catequese querigmática

– Trata-se de fato de um novo paradigma que desde a catequese (evangelização fundamental) perpassa todas as pastorais e conduz a uma Igreja toda missionária, em saída…O DC afirma:”Evangelizar não é, em primeiro lugar levar uma doutrina, é, antes de tudo, fazer presente e anunciar a Jesus Cristo” (DC nº 29)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.