O arcebispo dom Geremias Steinmetz participa nesta semana da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a primeira etapa do encontro, no formato virtual. Assim como no ano passado, serão cinco dias de trabalho por meio da plataforma Zoom. E entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, será realizada a segunda etapa, de forma presencial, em Aparecida (SP).

O tema central da assembleia é “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O encontro terá seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF).
No início desta tarde, dom Geremias atendeu à imprensa brasileira em entrevista coletiva com a participação de outros bispos. O arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB falou sobre a Cartilha de Orientação Política produzida pelo regional e distribuído para todo Brasil neste ano de eleição. A cartilha é baseada na Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti.

PASCOM Arquidiocesana