#Compartilhe

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre, na próxima segunda-feira, 25, a sua 59ª Assembleia Geral, com a primeira etapa do encontro, no formato virtual. Assim como no ano passado, serão cinco dias de trabalho por meio da plataforma Zoom. E entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, será realizada a segunda etapa, de forma presencial, em Aparecida (SP).

Foi definido como tema central da assembleia “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.

O encontro terá seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF).

Outros 30 temas estão na pauta desta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB. São assuntos de estudo, comunicações, análises de conjuntura e os temas que não exigem votações presenciais do episcopado brasileiro.

Será também nesta primeira etapa que os bispos se ocuparão de preparar as mensagens ao Papa, ao prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro.

Na carta convocatória da 59ª Assembleia Geral, o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o secretário-geral, dom Joel Portella Amado, expressaram seus votos para o encontro:

“Permita o Bom Deus que nossa Assembleia seja rica e fecunda experiência de comunhão, fraternidade e compromisso com o anúncio da Palavra de Deus, geradora de comunidades eclesiais missionárias, em todos os recantos do nosso amado Brasil. Que a Mãe Aparecida nos acompanhe e proteja com sua intercessão”.

Escolha da modalidade virtual

Em entrevista ao Portal da Canção Nova, dom Joel ressaltou o planejamento da assembleia, realizado com antecedência e levado em consideração vários fatores. Um deles justifica a realização virtual do encontro, mesmo com a realidade mais controlada da pandemia. “Quando começamos a planejar a 59ª, o contexto ainda inspirava insegurança”, explicou.

Outro fator é a presença dos bispos nas suas dioceses. As Assembleias Gerais da CNBB tradiocionalmente são realizadas ao longo de dez dias e, neste ano, foram retomadas as agendas das visitas Ad Limina, quando os bispos visitam o Papa e os organismos da Cúria Romana.

“Como os bispos deverão viajar para as visitas Ad Limina, é importante que fiquem mais tempo em suas dioceses. Com isso, aproveitamos a experiência da 58ª AGO, que foi totalmente virtual”, disse dom Joel.

Etapa presencial

A segunda etapa da Assembleia, no Santuário Nacional de Aparecida, marcará o reencontro do episcopado depois de três anos do encontro anterior, em 2019. Nela, serão priorizados os assuntos que o Estatuto da CNBB e o Direito Canônico exigem presencialidade para votação, como por exemplo a aprovação da terceira edição do Missal e do novo Estatuto da CNBB.

Acompanhe e esteja em comunhão

Diariamente, a CNBB vai transmitir as missas da Assembleia, pelas redes sociais, às 7h.

No portal da CNBB e nas redes sociais, a cobertura dos principais temas abordados nas sessões. Serão divulgados também boletins diários: uma newsletter com as notícias publicadas e o boletim Igreja no Brasil especial.

Esteja em comunhão com sua oração e partilhe seus votos de uma boa assembleia nas redes sociais com a hashtag #59AGCNBB.

CNBB