A Escola de Formadores da Arquidiocese de Londrina realizou no dia 19 de março, seu primeiro encontro de formação, sobre o tema: um resgate histórico do Catecumenato – sua origem e como se desenvolveu ao longo dos séculos. Estiveram presentes 50 pessoas vindas de 10 decanatos da arquidiocese. O encontro contou com momentos de estudo, partilha em grupos e celebração com o rito da eleição.

A escola de formadores tem o objetivo de capacitar mais e melhor um grupo de pessoas que possa compreender o caminho de Iniciação à Vida Cristã, com a nova linguagem e metodologia conforme o projeto catequético da arquidiocese.

O catecumenato foi uma das iniciativas e instituições da Iniciação à Vida Cristã mais bem-sucedidas da história da Igreja, explica a irmã Angela Soldera, coordenadora arquidiocesana da Animação Bíblico-catequética. “Iniciada nos primeiros séculos do cristianismo e resgatada nas últimas décadas para responder, com as devidas adaptações, aos atuais desafios da transmissão da fé, o catecumenato é hoje a grande descoberta da Igreja, torna-se referência para as mais diversas formas de iniciar a fé”, destaca.

Testemunho – Anúncio – Conversão – Fé – Batismo, estes foram os passos que desencadearam o processo de “Iniciação à Vida Cristã na Igreja Antiga”. A catequese (o “ecoar” do primeiro anúncio) era dada por um grupo de ministros, chamados “doutores” nas comunidades paulinas.

A vida das comunidades cristãs primitivas firmava-se sobre quatro pilares: o anúncio e a doutrina dos Apóstolos; a fração do pão (ceia do Senhor/ Eucaristia); a oração e a comunhão de almas e corações; que levava à partilha dos bens, ao cuidado dos pobres e dos necessitados.

“Vejam como eles se amam!”, admiravam-se as pessoas ao olhar os primeiros cristãos (cf. Atos 2, 42-46; 4, 32-35). Anúncio e vida estavam intimamente ligados. Catequese e inserção progressiva na vida da comunidade eram inseparáveis.

O grupo de formação terá sequência nos próximos meses seguindo os passos da Catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal: o Kerígma, primeiro anúncio; o catecumenato; o Tempo de Purificação e Iluminação; e a Mistagogia.

Pascom Arquidiocesana