Unido ao Papa Francisco, o arcebispo dom Geremias Steinmetz proferiu hoje, em celebração na Catedral, a oração de consagração do mundo, e em especial da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria

No dia da solenidade da anunciação do Senhor, 25 de março, a arquidiocese e o mundo se une em oração pela paz, especialmente na Ucrânia. A convite do Papa Francisco, que pediu a todos os bispos e sacerdotes para, junto com ele, proferirem a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, o arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa do meio dia na Catedral Metropolina por esta intenção e ao final consagrou o mundo e especialmente a Rússia e a Ucrânia ao Coração de Maria.

“Quero convidar a todos vocês a se unirem a mim, como arcebispo da Arquidiocese de Londrina. A nos unirmos à Igreja no mundo inteiro, e especialmente ao coração do nosso querido Papa Francisco, quando queremos clamar, pedir, rezar pela paz. Muito especialmente pela paz na Ucrânia, mas também pela paz em muitos outros lugares em que conflitos continuam imperando, prejudicando a vida de famílias, de pessoas, de comunidades inteiras. Neste dia de Nossa Senhora, quero, junto com ela, também clamar pela paz no mundo”, convidou dom Geremias no início da missa.

Na homilia, dom Geremias pediu que os fiéis rezassem pela paz da humanidade. “Para que possamos rezar também por tantos outros conflitos ao redor do mundo que produzem fome, produzem guerra, sofrimento, dor, afinal de contas produzem a morte. Que Deus no dê o dom da paz.”

Ao concluir a oração da paz no Rito da Comunhão, dom Geremias convidou os presentes a, mesmo sem poderem se cumprimentar devido às restrições da pandemia da COVID-19, fazerem um gesto de paz às pessoas ao redor, “aquela paz que estamos pedindo para a Ucrânia e para tantas pessoas que sofrem”.

E, em seguida da oração pós-comunhão, dom Geremias se dirigiu à frente da imagem de Maria Três Vezes Admirável de Schoenstatt, na lateral da Catedral, e proferiu a oração de consagração. Os fiéis, voltados para a imagem, acompanharam o arcebispo na oração. “Mãe, agora queremos acolher-Vos na nossa vida e na nossa história. Nesta hora, a humanidade, exausta e transtornada, está ao pé da cruz convosco. E tem necessidade de se confiar a Vós, de se consagrar a Cristo por vosso intermédio”, diz trecho da oração.

“Por isso nós, ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Acolhei este nosso ato que realizamos com confiança e amor, fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz. O sim que brotou do vosso Coração abriu as portas da história ao Príncipe da Paz; confiamos que mais uma vez, por meio do vosso Coração, virá a paz”, prossegue.

Logo em seguida, às 13h no Brasil (17h no Vaticano), a arquidiocese acompanhou pela transmissão ao vivo, a celebração penitencial presidida pelo Papa, em que ele consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Aniversário Episcopal

Neste dia da solenidade da Anunciação do Senhor, o arcebispo dom Geremias comemora 11 anos de sua ordenação episcopal. Reunidos como igreja diocesana, o cura da Catedral, padre Rafael Solano, convidou os fiéis a se unirem em oração pelas necessidades, pela vida e pelo sacerdócio de do Geremias.

Juliana Mastelini Moyses

Pascom Arquidiocesana