Na tarde desse sábado, 12 de fevereiro, no auditório da Paróquia São Vicente de Paulo, Decanato Centro, foi realizada a primeira reunião arquidiocesana dos coordenadores de grupos de adolescentes e jovens autônomos. Grupos autônomos são aqueles que não estão vinculados a pastorais ou movimentos juvenis e vivem exclusivamente a experiência eclesial em sentido paroquial.

Esses grupos são acompanhados pelos seus respectivos párocos que orientam a caminhada pastoral em harmonia com as coordenações. Uma experiência bonita e crescente em muitas dioceses do Brasil e também na Arquidiocese de Londrina.

Nesse encontro, a coordenadora arquidiocesana Vanessa Cruz pôde se apresentar, acolher os presentes e convidá-los a contribuir diretamente nessa nova caminhada de acompanhamento específico dos grupos autônomos. Assim também foi a acolhida do padre Dirceu Reis, assessor do Setor Juvenil. “O Setor Juvenil de nossa arquidiocese quer conhecer cada vez mais essa bonita experiência pastoral dos grupos autônomos, acompanhar suas coordenações e colaborar com a formação das novas lideranças”, disse o padre.

Durante o encontro foi apresentado o tema: “A arte de liderar” e além dessa importante formação foram apresentados dois testemunhos de coordenadores de grupos autônomos. Nesses testemunhos partilharam as alegrias e as esperanças, mas também os desafios e os sonhos. Enfim, o encontro foi um fecundo momento de partilha e fortalecimento da caminhada de evangelização da juventude. As próximas atividades dos grupos autônomos serão comunicadas em um grupo específico no WhatsApp e também pelas redes sociais do Setor Juvenil.

Setor Juvenil