No sábado, 5 de março, a Pastoral da Criança Arquidiocesana promoveu uma oficina com líderes, coordenadores paroquiais e capacitadores sobre os primeiros mil dias de vida. O evento objetivou formar os agentes para a retomada das visitas domiciliares, que estão acontecendo ainda de forma adaptada, indo somente até o portão das casas. “É sempre bom estudar, relembrar e acreditar que logo estaremos nas residências das famílias. Por enquanto estamos indo somente até o portão”, conta Sônia Aparecida Pain, coordenadora arquidiocesana.

O evento buscou relembrar as líderes e familiares sobre a importância de cuidar da saúde da criança desde o ventre da mãe e de manter uma alimentação saudável. “Eles já atuam nas comunidades, [então] essa oficina é uma reforço de conhecimentos, quase [que um] pós pandemia”, explica Sônia.

Primeiros mil dias

A coordenadora explica que, segundo estudos, os primeiros mil dias de vida de uma pessoa podem afetar a sua saúde e o seu desenvolvimento para o resto da vida, tanto física como psicologicamente, por isso o cuidado especial que a Pastoral da Criança tem com as gestantes e crianças de até dois anos. Os primeiros mil dias de vida são a soma do período de gestação (270 dias), mais os dois primeiros anos de vida (365 mais 365).

Pascom Arquidiocesana