Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu” (1Pd 4,10).

Com o tema: a arte de coordenar, a Animação Bíblico-catequética da arquidiocese promoveu, no dia 19 de fevereiro, o Encontro de Formação da Catequese, que contou com a participação de cerca de 120 catequistas e coordenadores paroquiais. O encontro, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, abordou o Ministério da coordenação e animação do Caminho de Iniciação à Vida Cristã.

A assessoria esteve sob a responsabilidade do padre Rodrigo Favero, assessor da Catequese, a irmã Angela Soldera, SJBP, coordenadora arquidiocesana da Animação bíblico-catequética e com a colaboração da equipe de coordenação.

O tema desenvolvido destacou a importância deste ministério assumido na Igreja como uma vocação e não simplesmente como uma função qualquer, explica irmã Angela. Além de ser um mistério que deve ser entendido como um serviço à comunidade e ao povo de Deus e que tem sua origem no mandato que Jesus comunicou aos seus discípulos: Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos (cf. Mt 28,19).

Foram apresentadas também as características e as qualidades das pessoas que assumem este ministério, apontadas no Diretório Nacional de Catequese e no Diretório para a Catequese.

Ao longo do dia, em pequenos grupos, os participantes buscaram na Palavra de Deus passagens bíblicas que revelavam os fundamentos, qualidades, características de quem tem a responsabilidade de coordenar. Foi uma experiência muito rica, envolvente e participativa.

O encontro teve sua culminância na vivência orante, mistagógica do modelo de coordenador Jesus, com o gesto do lava-pés baseado em Jo13,1-15, cena que revela profundidade e delicadeza, mútuo dom e acolhimento, comunhão e pressentimento, destaca a irmã. “É um gesto profético, repleto de generosidade e de humildade. Jesus que deixa transbordar os segredos de seu coração. Ele revela o rosto de Deus, que é Amor. É o que todo aquele que assume responsabilidades na comunidade eclesial precisa, buscar, assumir e viver.”

A coordenadora destaca a grande adesão dos catequistas ao encontro. “Uma resposta excelente e o desejo de que possam acontecer outros encontros. Fica o agradecimento a cada um e cada uma que participou, que colaborou com os diferentes serviços para que o todo pudesse acontecer da melhor maneira. Deus seja louvado por tudo”, finaliza.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Guto Honjo e Wellinton Ferrugem