Festas / Eventos Paróquias / Santuários / Capelas Pastorais, Movimentos e Organismos Vídeos

Um Natal inesquecível para crianças da Comunidade Santa Rita de Cássia

#Compartilhe

Iniciativa da Comunidade de casais Sara e Tobias e da Pastoral da Criança proporcionou uma ceia completa, com direito a brinquedo, filme infantil, brincadeiras e roupa nova para mais de 60 crianças atendidas pelo Futuro Santuário Santa Rita de Cássia.

“Quando deres um banquete ou jantar, não convides teus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizeres, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim serás recompensado.  Mas, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos. Feliz serás, porque estes não têm como retribuir. A tua recompensa virá na ressurreição dos justos”. (Lucas 14, 12-14)

 

O dia 24 de dezembro de 2021 com certeza ficará marcado na memória das crianças que participaram da Ceia de Natal promovida pela Pastoral da Criança do Futuro Santuário Santa Rita de Cássia (região Leste de Londrina) e pela Comunidade Sara e Tobias, uma comunidade de casais da Arquidiocese que trabalha em prol das famílias e atua principalmente com casais jovens.

 

A festa de Natal para a criançada começou com a missa das 19h30 e teve uma ceia completa, com direito a salão enfeitado, música, um filme contando a história da criação do Presépio (que foi uma inspiração de São Francisco de Assis), teve um casal representando a Sagrada Família (José, Maria e Jesus) e teve até o Papai Noel presenteando a garotada com um brinquedo e roupa e calçados novos para iniciarem bem o ano de 2022.

 

A inspiração de oferecer uma ceia completa para as 67 crianças e suas famílias, que moram nos arredores do Jardim Califórnia e são atendidas pela Pastoral da Criança local, foi do casal Edson e Juliana Baratto, da Comunidade Sara e Tobias, e de Mariana Paiva, filha dos fundadores da comunidade (Márcia e Ronaldo). Em poucos dias, eram mais de 50 voluntários, que foram se dividindo nas tarefas e na noite de Natal abriram mão de estar com os seus familiares para se doarem no serviço aos irmãos.

 

“A ideia de preparar uma ceia como essa era um desejo que já tínhamos. E inspirados por uma homilia do padre Mário Augusto Sartori – de Alto Piquiri (PR), que posta conteúdos diários de formação no Youtube –, baseada no Evangelho de Lucas, capítulo 14, colocamos em prática. Depois, a Michelline, esposa do Jefferson Lamberti, que também são membros da comunidade, queria fazer uma atividade com crianças de um bairro, ‘adotando’ todas e presenteando com um brinquedo e com roupa e calçados novos. Unimos então o útil ao agradável. Conversamos com o Pe. Edivan Pedro dos Santos, que é pároco do Santuário Santa Rita de Cássia e também o nosso diretor espiritual, ele gostou da ideia e a Pastoral passou todos os dados das crianças, para que fossem ‘adotadas’ pelos nossos casais”, explicou Edson.

 

O que iniciou de forma modesta logo se transformou num grande movimento de abertura dos corações à partilha e de busca de convivência com o irmão mais necessitado. “Fomos ganhando leitoa, carneiro e muitas, muitas doações, tanto de alimentos, como em dinheiro. Parentes dos membros da comunidade também se envolveram e contribuíram muito com essa ação. Foi uma multiplicação daquele pouco que pensamos no início”, comemorou Baratto.

 

“Vemos que Deus foi providenciando tudo e Nossa Senhora foi intercedendo para que cada detalhe pudesse encantar essas crianças. Nosso coração foi ficando a mil de tanta satisfação e testemunhamos toda essa Providência de Deus”, acrescentou Juliana, sua esposa.

 

A coordenadora da Pastoral da Criança, Josie Babujia, disse que “onde vive o amor há união das pessoas e Deus pode realizar. Nada disso seria possível se não fosse a iniciativa do Pe. Edivan, da Pastoral e desses casais que estão aqui hoje conosco”. Em nome das mães das crianças, Vânia Schwiderski de Oliveira, agradeceu pelo carinho dos que prepararam o salão, a ceia e pensaram nos presentes. “Nós ficamos surpresas com tanta atenção. Com certeza é um Natal especial!”

 

Para o Pe. Edivan, foi um “milagre do Natal”: “Eu vi o agir de Deus. Lembro que no começo eram apenas três ou quatro pessoas da Comunidade Sara e Tobias que pensavam em oferecer essa ceia solidária. Em seguida, abriu para toda a Comunidade. Depois abriu para a Pastoral da Criança e cerca de 100 pessoas puderam ser atendidas. E hoje estou vendo que toda a comunidade abraçou esta ação. Veja como Deus move os corações! E quando Ele encontra um coração aberto, faz maravilhas. Como no cântico de Maria: ‘O Poderoso fez em mim maravilhas’. É o Natal! O poder do Senhor se manifestando entre nós”.

 

Um agradecimento de coração a todos os que colaboraram com doações ou com o seu tempo, seu carinho sua atenção a essas crianças que, com certeza, não esquecerão mais deste Natal, iluminado pela luz do Menino Jesus. Nosso muito obrigado e que o mesmo Jesus ilumine os seus caminhos neste ano que se inicia!

Jaime Kaster 

 

Confira o vídeo que conta um pouco desse maravilhoso acontecimento:

 

Fotos divulgação:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *