“Diante da globalização da indiferença, a alternativa é humana” (Papa Francisco)

Buscando responder com maior acessibilidade às necessidades dos tempos atuais, às luzes do Espírito, o Santuário do Silêncio realiza a sua primeira Assembleia de Pastoral e Planejamento Estratégico para o biênio de 2022-2024, do dia 4 ao dia 18 de dezembro.

A comunidade reunida foi dividida em grupos para discussão das cinco urgências pastorais do Santuário: MISSÃO – Igreja em estado permanente de missão; INICIAÇÃO CRISTÃ – Igreja, casa da iniciação à vida cristã; ANIMAÇÃO BÍBLICA – Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; COMUNIDADE – Igreja, comunidade de comunidades e VIDA PLENA E ACESSÍVEL – Igreja a serviço da vida plena para todos.

Durante a assembleia serão pensadas as abordagens pastorais de acessibilidade e adaptações litúrgicas para a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência em nossas celebrações e espaço litúrgico.

Para o próximo ano está previsto o lançamento do projeto “Ide além dos Muros: Uma Igreja em saída que comunica a todos” e do Guia para o acolhimento eclesial das pessoas com deficiência na Arquidiocese de Londrina. Estão sendo finalizadas propostas das missas que atenderão além dos surdos, o grupo das pessoas com espectro autista bem como as com síndrome de Down e demais necessidades.

Desta forma, querendo cada vez mais ser um Santuário Arquidiocesano referencial para pessoa com deficiência na Arquidiocese de Londrina, a comunidade busca se preparar a partir dos documentos, magistério da Igreja e legislação específica, para poder oferecer, e, portanto, ser uma Igreja sempre aberta e que comunica o Evangelho a todos, atualizando o Effatà libertador de Cristo àqueles que de alguma forma vivem nas “periferias existenciais” de nossa arquidiocese.

A assembleia terminará no dia 18 de dezembro com a elaboração do documento final que posteriormente será encaminhado para toda a comunidade.

Diácono Glauber Gualberto