Lançamento de Natal da Economia Solidária será no dia 1 de dezembro no Centro Público

Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cáritas Arquidiocesana de Londrina realizam o lançamento de Natal do Programa Municipal de Economia Solidária, nesta quarta-feira, dia 1° de dezembro, às 10 horas, no Centro Público de Economia Solidária. Os empreendimentos que participam do projeto prepararam uma coleção especial de Natal.

Estão à venda guirlandas, toalhas de mesa, panos de pratos, decoração de Natal e produtos com a temática natalina. A loja foi decorada com os produtos comercializados, que foram reorganizados para dar mais destaque aos artigos natalinos. “É um momento importante para economia solidária e queremos dar visibilidade e chamar os consumidores para conhecerem e adquirem os produtos dos empreendimentos”, afirma Soraya de Paula Garcia de Campos, coordenadora do Projeto de Inclusão Produtiva.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), desenvolve no Programa Municipal de Economia Solidária (PMES) o Projeto de Educação Socioprofissional e Promoção da Inclusão Produtiva – Modalidade II: Fortalecimento de Iniciativas Coletivas de Geração de Trabalho e Renda, executado em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, com objetivo de enfrentamento à pobreza. O projeto conta com investimento mensal de R$ 50.084,00, e se constitui como ação complementar aos serviços prestados pela Assistência Social, buscando promover a integração com o mundo do trabalho, fortalecendo as iniciativas de geração de renda.

Os empreendimentos da Economia Solidária são formados e geridos por trabalhadores das áreas urbanas e rurais, com objetivo de gerar trabalho e renda, pautados em princípios de autogestão, cooperação e solidariedade. As iniciativas têm a assessoria técnica de gestão, financeira e de produção realizadas pelo projeto. No total, são 51 empreendimentos solidários formados e em formação, que envolvem 250 famílias, das áreas de alimentação, artesanato, agricultura, costura, coleta seletiva e prestação de serviços, principalmente na área da beleza.

Os produtos da Economia Solidária contam com dois pontos de vendas fixos: no Centro Público, localizado na Avenida Rio de Janeiro, 1.278, e na Casa de Economia Solidária – Café e Arte, localizada na Praça 7 de Setembro, no Centro. Os dois espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

E também podem ser encontrados nas feiras, sendo na PML nos dias 2 e 9 de dezembro, das 10h às 15h, e no calçadão, nos dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 20, 21, 22 e 23, das 9h às 17h.

Lançamento de Natal
Dia: 1 de dezembro