Em unidade com o Papa Francisco e com toda a Igreja, a Arquidiocese de Londrina celebrou no dia 14 de novembro, o 5º Dia Mundial dos Pobres, um convite do Sumo Pontífice à reflexão, ação e oração em torno dos que vivem em vulnerabilidade social. Neste ano as reflexões giraram em torno do tema “Sentes compaixão?”, e o lema bíblico: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mt 14, 7).

Desde 2017, quando a data foi instituída, diversos grupos e paróquias da arquidiocese se mobilizam para celebrar esse dia, com almoço, café da manhã e ações sociais. Neste ano, Pastorais Sociais, Catedral Metropolitana de Londrina, Pastoral da Rua da Paróquia São Lourenço, Paróquia Rainha dos Apóstolos e Santuário Nossa Senhora Aparecida, Toca de Assis e Paróquia Ambiental se juntaram para promover ações em nível arquidiocesano.

Dom Geremias abençoou as pessoas presentes na Café da Manhã servido na Catedral / Foto: Reprodução

Logo cedo, um café da manhã foi servido no estacionamento da Catedral para cerca de 100 pessoas em situação de rua. O arcebispo dom Geremias Steinmetz fez a oração inicial, abençoou os alimentos e conversou com os presentes. Também estiveram presentes o padre Wendel Perre, vigário da Catedral, atendendo confissões, e o padre Rafael Solano, cura da Catedral.

Ao meio dia, foi servido almoço em quatro pontos da cidade de maior incidência de pessoas em situação de rua: a Concha Acústica, o Centro Pop e a Praça São Pedro, na Avenida Tiradentes. Foram preparadas 250 refeições, a maioria servida no almoço e uma parte na janta. Dom Geremias esteve presente no almoço servido na Praça São Pedro. Diversas paróquias da arquidiocese também promoveram suas ações do Dia Mundial dos Pobres, como a Paróquia São Francisco Xavier, de Cambé, e a Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Decanato Leste.

Concha Acústica foi o local que reuniu maior número de pessoas no almoço / Foto: Marilene Maria de Souza

Centro Pop foi um dos locais de acolhida e distribuição de alimentos / Foto: Cristiane Yoshimura
Praça São Pedro, na Avenida Tiradentes foi um dos locais escolhidos por ter grande incidência de pessoas em situação de rua / Foto: Marisa Colares

Na Paróquia São Francisco Xavier, de Cambé, as pessoas em situação de rua foram acolhidas na própria paróquia / foto: Pascom Paroquial

Paróquia São Francisco Xavier

A Pastoral de Rua da Paróquia São Francisco Xavier, de Cambé, organizou, no dia 14, um café da tarde com louvor para pessoas em situação de rua, que foram acolhidas na paróquia, onde também tomaram banho. É o terceiro ano que a paróquia celebra o dia do pobre com ações sociais e segundo a organização, três pessoas pediram ajuda para iniciarem tratamento de reabilitação de dependência química. A pastoral está acompanhando o processo para encaminhá-los para casas de recuperação.

A Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Decanato Leste, levou doações a famílias com dificuldades financeiras da comunidade / Foto: Pascom Paroquial

Paróquia Nossa Senhora da Paz

Na Paróquia Nossa Senhora da Paz, Decanato Leste, pastorais se reuniram para visitar famílias com dificuldades financeiras, oferecendo-lhes alimento, acolhimento e afeto. A paróquia já atua na dimensão social através de pastorais como a Conferência Vicentina, Pastoral da Saúde e Pastoral da Criança.

Pascom Arquidiocesana

Foto de Destaque: Daniel Kanki

Fotos: Daniel Kanki, Cristiane Yoshimura, Marilene Maria de Souza, Mariza Colares e Pascom Paroquial