A missa noturna desta segunda-feira (8), terceiro dia do novenário em honra a Nossa Senhora do Rocio no Santuário Estadual de Paranaguá, foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Londrina, dom Geremias Steinmetz. O tema de sua mensagem foi “Mãe do Rocio, envolvei as crianças, os jovens e os idosos em vosso manto de amor e proteção”. Padre Heriberto Mossato, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rocio de Londrina também concelebrou a Santa Missa, que foi transmitida ao vivo pelo Facebook da arquidiocese e pode ser acessada <clicando aqui>

Assim como nos primeiros dois dias, a programação conta com oito horários diferentes para que os devotos possam estar presentes no Santuário do Rocio, rezando a novena, sem gerar aglomeração. Há a possibilidade de estar presente no período da manhã, tarde ou noite, além de acompanhar a transmissão ao vivo da novena e missa das 19h pelo canal do <YouTube> do Santuário ou pelo <Facebook>

O arcebispo dom Geremias, que é também presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se mostrou muito contente em estar participando, novamente, da Festa em louvor à padroeira do Paraná. “É uma alegria poder estar aqui, tenho vindo nos últimos 10 anos para participar da novena. A primeira vez que vim ao Santuário foi há muitos anos, ainda como estudante e, depois, a segunda vez já foi como bispo. Depois disso, sempre estive aqui participando em nome dos bispos do Paraná, com a intenção de fazer o nosso Estado mais presente”, disse.

Ele relembrou a visita da imagem peregrina à arquidiocese, nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano. “Recebemos no dia 8 de setembro a imagem de Nossa Senhora e ela peregrinou por várias paróquias para que envolvêssemos mais as comunidades e a arquidiocese. Presidir este terceiro dia de novena representa o fechamento de um trabalho duro que foi iniciado quando recebemos a imagem, fazendo com que Nossa Senhora do Rocio estivesse mais presente naquela região”, comentou.

A respeito do tema de sua mensagem, ele destacou que Nossa Senhora é “aquela que está na vida das crianças, jovens e das pessoas idosas. Quando falamos isso, tanto ao início, quanto ao fim da vida, assim mesmo ela é aquela que dá vida, dá esperança”.

Segundo ele, nessas três fases da vida – infância, juventude e velhice – as pessoas sofrem muito na sociedade. “Elas passam por discriminação, pois são as mais fracas já que, ou ainda não têm toda a força de trabalho, ou já passaram do tempo de sua força de trabalho. Portanto, é uma alegria poder estar aqui, poder rezar com todos e, sobretudo, pedir a proteção de Nossa Senhora sobre toda essa realidade”, disse.

Ao final da missa, padre Dirson Gonçalves, retiro do Santuário Estadual, agradeceu a presença de dom Geremias e do padre Heriberto e destacou que a Paróquia Nossa Senhora do Rocio, de Londrina, passa a ser uma extensão do Santuário Estadual.

4º dia de novena terá missa presidida por dom Walter Jorge Pinto

Hoje (9), no quarto dia de novena, a missa das 19h será presidida pelo bispo de União da Vitória, dom Walter Jorge Pinto, que falará sobre “Mãe do Rocio, envolvei os educadores em vosso manto de amor e proteção”.

Os horários de novena começam às 5h da manhã, seguindo às 6h, 8h, 10h, 14h, 16h, 18h e 19h. Aqueles que não puderem estar presentes em algum desses horários, também podem participar por meio das redes sociais do Santuário (YouTube e Facebook), pela transmissão ao vivo.

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Fotos: Santuário Nossa Senhora do Rocio