Neste domingo, 17 de outubro, a Arquidiocese de Londrina abriu oficialmente a fase arquidiocesana do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 2021 a 2023 em três etapas: arquidiocesana, continental e universal. O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana que teve participação de padres, diáconos, seminaristas e membros de pastorais, movimentos, serviços e comunidades da arquidiocese. O caminho sinodal iniciado será composto de consultas e discernimento que culminará com a assembleia de 2023 em Roma.
Desta vez, o sínodo não se realizará apenas no Vaticano, mas em todas as dioceses do mundo. É a primeira vez que este encontro é realizado de forma descentralizada, a partir das Igrejas particulares, com o tema: “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O objetivo é uma verdadeira escuta do povo de Deus e, ao mesmo tempo, envolver todos os bispos em diferentes níveis da vida eclesial.
A abertura solene do sínodo no Vaticano com o Papa Francisco foi no dia 9 e 10 de outubro. E no dia 17, a abertura arquidiocesana, sob a presidência do bispo arquidiocesano. “O objetivo desta fase é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados”, lê-se no documento da Secretaria do Sínodo.
Para facilitar a participação de todos, a secretaria enviou um texto preparatório acompanhado de um questionário e um vade-mécum com as propostas para a realização da consulta.
A partir da abertura, as paróquias iniciarão o processo de escuta. Os padres coordenarão o trabalho nas paróquias, organizando pastorais, movimentos, organismos e serviços para responder o questionário. Depois desse período, iniciará o processo decanal.
Pascom Arquidiocesana
Fotos Guto Honjo