No dia 29 de setembro, foi inaugurada no Centro Catequético Mãe Educadora, da Paróquia São José Operário, Decanato Oeste, a sala dedicada a São João Paulo II. Dentro da catequese no estilo catecumenal os encontros catequéticos precisam ser celebrativos. Isto é, em cada encontro uma verdadeira celebração que envolva a vida e a realidade dos catequizandos com a vida e a realidade de Jesus.

Nesse sentido, houve a necessidade de renovação do espaço catequético, onde ordinariamente os encontros semanais são realizados. O Centro Catequético Mãe Educadora é um grande prédio que comporta um auditório, sete salas, um escritório, um almoxarifado e dois banheiros. Entretanto o estilo das salas se assemelham muito ao ambiente escolar, o que não é recomendado para a Iniciação à Vida Cristã.

Cada sala recebe o nome de um santo ou evangelista. Desde maio, mês dedicado ao padroeiro São José Operário, temos o processo de renovação do centro catequético. E a primeira sala renovada e transformada em sala temática foi a dedicada a São João Paulo II. Assim que o projeto de obra de arte religiosa da autoria de Alves Capa foi aprovada pelo pároco, a sala começou a ser completamente pintada com imagens em tamanho real de São João Paulo II, símbolos da teologia trinitária, pensamentos do santo ligados à juventude, dados históricos e principais escritos teológicos.

Foi instalado um ambão da Palavra para que a Sagrada Escritura tenha espaço nos encontros catequéticos e seja habitual a sua proclamação pelos catequizandos. A cadeiras foram posicionadas de tal forma que todos consigam contemplar a beleza e o significado da obra de arte pintada nas paredes. Para a inauguração da sala estiveram presentes o pároco, o artista responsável pela obra (Alves Capa), os membros do Conselho Econômico Paroquial, os coordenadores da catequese, dos coroinhas, do caminho neo catecumenal e da Pastoral do Dízimo.

É importante ressaltar que essa melhoria física para o processo de evangelização torna-se viável graças ao dízimo da comunidade. A sala ainda receberá o aparelho de ar condicionado e em seguida será aberto para visitação dos fiéis, catequistas e catequizandos. Neste Ano de São José mais um grande momento na evangelização da Paróquia São José Operário. E com o passar dos meses outras salas do Centro Catequético também serão renovadas.

Pascom Paróquia São José Operário

Fotos: Marcio Eduardo Vendrametro